segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Federal do Paraná libera edital do vestibular 2013. Inscrições começam dia 17 de agosto!




A UFPR (Universidade Federal do ParO processo seletivo da UFPR é dividido em duas fases. A primeira, que acontece no dia 11 de novembro, é composta por 80 questões objetivas de conhecimentos gerais. Já na segunda fase, que acontece em 9 de dezembro, acontece a prova de compreensão e produção de textos, e provas específicas de acordo com o curso que o candidato escolheu.
Na universidade, 10% das vagas são para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Segundo nota da UFPR, pelo regimento, a universidade deve divulgar o edital 15 dias antes do período de inscrições. Para a greve de professores e técnicos-administrativos não atrapalhar o próximo processo seletivo, a paralisação deve acabar até o mês de setembro.

Greve
O secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Amaro Lins, disse ontem (2) que a pasta acredita no fim imediato da greve das universidades, institutos e centros tecnológicos federais. Lins defendeu a legitimidade da Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) para assinar a proposta apresentada pelo governo, que prevê reajustes de 25% a 40% para a categoria.
Em reunião na quarta-feira (1°), o Proifes aceitou a oferta do governo para pôr fim à greve, enquanto o Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) recusaram o acordo e prometeram endurecer a paralisação.
Os professores são apenas um dos 29 setores do funcionalismo público paralisado. Na segunda-feira (30), os trabalhadores anunciaram a intenção de endurecer a greve, pelo fato de o governo federal ter suspendido as negociações, que serão retomadas somente a partir do dia 13 de agosto. O dia 31 de julho havia sido fixado como prazo final para o Ministério do Planejamento apresentar uma proposta às categorias paralisadas.

O retorno às aulas dependerá do que os professores votarem em assembleias nos próximos dias. Ligadas ao Proifes, a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) decidiram aceitar a proposta do governo e o retorno às aulas será discutido em assembleia. Nas universidades onde o sindicato não tem representatividade, o movimento grevista pode prosseguir.aná) divulgou o edital do vestibular 2013. As inscrições vão das 14h do dia 17 de agosto, até as 16h de 21 de setembro, feitas exclusivamente pela internet. A taxa é de R$ 80. 

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL!

Nenhum comentário: