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Planejamento anual - 2016
ENSINO MÉDIO - Biologia
OBJETIVO GERAL
Nesse curso Bienal, os fundamentos de biologia são abordados nos dois primeiros anos do Ensino Médio, sendo o terceiro ano utilizado para uma revisão e um aprofundamento de toda matéria, com enfoque nos vestibulares que o educando irá enfrentar. Nesse período devemos situar o educando na realidade tecnológica, proporcionando-lhe condições de reconhecer a Biologia como ciência capaz de fornecer materiais, métodos e processos de transformação, a fim de atender às necessidades da sociedade. Situar, também, o educando como um agente da história, proporcionando-lhe um suporte para a construção de sua profissão no futuro e, na interação com as demais disciplinas, torna-se capaz de desenvolver seu espírito crítico, compreender suas relações com o ambiente natural e social desta forma, interagir construtivamente com ele.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Capacidade de interpretar textos, tabelas, tirinhas, esquemas, etc. Compreender a relação entre a tecnologia e a saúde, incluindo técnicas de biotecnologia, melhoramento genético e ético destes processos. Ser capaz de comparar interpretação popular e a interpretação científica de fenômenos e teorias. Conhecer os impactos da ação humana sobre o ambiente. Conhecer os ciclos da matéria e o fluxo de energia nos ecossistemas e suas implicações. Determinar os conceitos de reprodução e de genética, tanto clássica como molecular. Perceber a identidade dos processos nos seres vivos Perceber a identidade em nível de sistemas e organismos. Interpretar experimentos científicos em biologia e compreender suas implicações tecnológicas e ambientais. Conhecer a evolução biológica e seus mecanismos. Conhecer os principais grupos de organismos e sua distribuição em função das características adaptativas, em particular nos biomas brasileiros.
1 ANO
1 BIMESTRE
OBJETIVOS
Permitir ao aluno a percepção dos diferentes níveis de organização estudados em biologia. Compreender a célula como unidade morfofisiológica dos seres vivos Conhecer seus componentes mínimos Reconhecer as diferenças fundamentais entre os modelos celulares procariótico e eucariótico. Adquirir uma versão geral dos principais componentes celulares. Compreender a noção de metabolismo como sinônimo de atividade da célula. Compreender a divisão didática em metabolismo energético, de construção e de controle. Adquirir uma primeira noção da composição química dos organismos vivos. Compreender os papéis gerais da agua e dos sais minerais no interior das células. Caracterizar os três principais grupos de carboidratos, proteínas e lipídios. Compreender a importância da hidrólise. Compreender os papéis biológicos dos lipídios. Compreender que todas as células necessitam de energia para exercerem suas atividades. Compreender o papel fundamental das enzimas. Reconhecer o papel fundamental dos anticorpos e sua especificidade. Diferenciar os aminoácidos essenciais e fundamentais. Reconhecer o DNA como material genético da maioria dos seres vivos, com capacidade de se duplicar e transcrever RNA.
CONTEÚDO
Níveis de organização Modelos celulares (procarioto / eucarioto) Água e sais minerais Carboidratos e lipídios Proteínas, aminoácidos e o metabolismo energético Ácidos nucleicos
2 BIMESTRE
OBJETIVOS
Compreender o conceito de membrana plasmática como sendo um envelope universal e obrigatório, presente em qualquer célula, seja ela procariótica ou eucariótica. Compreender a importância do hialoplasma, como sede de muitas reações do metabolismo. Conhecer a função de cada um dos orgânulos citoplasmáticos. Permitir ao aluno adquirir as noções fundamentais relacionadas à estrutura do núcleo de eucariontes, como ferramentas para a compreensão da divisão celular. Fazer com que o aluno adquiria a noção clara de como os cromossomos se distribuem durante o processo de mitose, levando a produção de células-filhas geneticamente idênticas à mãe.. Fazer com que o aluno adquira a noção clara de como os cromossomos se distribuem durante o processo de meiose, nas duas divisões características do processo, levando à formação de quatro células haploides a partir de uma diploide. Permitir ao aluno a compreensão da estrutura do DNA e RNA, assim como os processos de autoduplicação, de transcrição e de tradução (síntese de proteínas) Permitir ao aluno a aquisição de noções de técnicas biotecnológicas e conhecer a importância de suas aplicações para o homem
CONTEÚDO
Membrana e sua permeabilidade seletiva Orgânulos do citoplasma Núcleo celular Divisão celular: mitose Divisão celular: meiose Ácidos nucleicos e sua estrutura – síntese de proteínas Noções de biotecnologia Exercícios de revisão (semestral)
3 BIMESTRE
OBJETIVOS
Compreender o significado da primeira lei de Mendel, como modelo explicativo da transmissão das características hereditárias Compreender o significado da dominância, da recessividade e da co-dominância Dominar o vocabulário básico utilizado em genética Operar com genealogias , dominando o significado dos símbolos utilizados Compreender a utilidade dos cruzamentos-testes para a pesquisa do genótipo de indivíduos de fenótipos dominantes Dominar o conceito de alelos múltiplos, compreendendo que se trata de uma variação da primeira lei de Mendel Conhecer o caso clássico de alelos múltiplos na espécie humana: grupos sanguíneos do sistema ABO, sua imunologia e sua transmissão hereditária Compreender a influencia do fator Rh sobre os casos da doença hemolítica do recém-nascido Diferenciar cromossomos sexuais de autossomos Familiarizar-se com os clássicos de herança ligada ao sexo no homem, condicionada por gene recessivo (daltonismo e hemofilia) Distinguir, a partir dos resultados de cruzamentos, casos de herança autossômica de caso de herança relacionada ao sexo Compreender a noção da cromatina sexual, e de seu uso para diferenciação rápida dos sexos por meio de exame citológico Compreender o significado da segregação independente de dois pares de genes Trabalhar com casos em genética com dois pares de genes estudados de forma simultânea, localizados em cromossomos diferentes Reconhecer as porções fenotípicas características da segregação independente Compreender o conceito de aberração cromossômica como um tipo de mutação que abrange cromossomos inteiros Reconhecer algumas síndromes causadas por aberrações cromossômicas na espécie humana Adquirir noções básicas que permeiam a discussão sobre a origem da vida Conhecer os argumentos utilizados por Oparin Conhecer as evidencias experimentais que reforçam a hipótese de Oparin
CONTEÚDO
Primeira lei de Mendel – Herança sem dominância
Genealogias e cruzamento-teste
Noções de probabilidade
Alelos múltiplos e grupos sanguíneos
Alelos múltiplos no homem
Sistema ABO
Fator Rh e outros grupos sanguíneos
Cromossomos sexuais
Herança ligada ao sexo e cromatina sexual
Segunda lei de Mendel
Aberrações cromossômicas
Exercícios de revisão
Introdução à origem da vida
4 BIMESTRE
OBJETIVOS
Compreender os argumentos, contra e a favor, das hipóteses autotrófica e heterotrófica sobre a origem da vida
Reconhecer as diferentes ideias de Darwin e Lamarck sobre a evolução biológica
Compreender o neodarwinismo e a origem da variabilidade genética
Compreender como são formadas novas espécies
Compreender os conceitos básicos de Ecologia
Compreender que o fluxo de energia no ecossistema é unidirecional
Discutir os tipos de pirâmides ecológicas, sobretudo as energéticas, que revelam o que se passa ao longe de uma cadeia alimentar
Analisar o efeito cumulativo do DDT, e suas consequências para os seres vivos
Esclarecer o significado de ciclo biogeoquímico
Abordar, à exaustão, o efeito estufa e também as suas prováveis consequências para a biosfera
Abordar os determinantes populacionais
Descrever a curva S do crescimento populacional
Conceituar potencial biótico de uma população, capacidade-limite do meio e resistência ambiental
Diferenciar os tipos de interações ecológicas – intraespecífica e interespecífica
Esclarecer a relação de simbiose
CONTEÚDO
A origem da vida
Evolução: Lamarck e Darwin
Neodarwinismo
Evolução, especiação, registro biológico e evolução humana
Fundamentos básicos de ecologia
Fluxo de energia, cadeias e teias alimentares
Dinâmica do crescimento populacional
Interações biológicas
Exercícios de revisão (semestral)
2 ANO
1 BIMESTRE
OBJETIVOS
Conhecer o sistema de classificação em cinco reinos Caracterizar os cinco reinos utilizando critérios utilizados para sua organização Dominar o sistema de nomenclatura dos seres vivos Descrever a célula bacteriana Reconhecer a importância das bactérias, notadamente a ecológica Dominar o ciclo reprodutivo do bacteriófago Reconhecer as quatro classes dos protozoários, de acordo com o mecanismo de locomoção executado pela célula Entender que o grupo das algas é o maior responsável pela fotossíntese no planeta Diferenciar os grupos de algas a partir de sua coloração Reconhecer a importância do fitoplâncton como base da cadeia alimentar aquática
Descrever as principais características do reino Fungi, a partir de um padrão, representado pelo cogumelo Reconhecer sua importância industrial e ecológica Compreender o significado de ciclo reprodutivo sexuado Saber esquematizar o ciclo haplodiplobionte executado pelos vegetais Diferenciar esporófito e gametófito Reconhecer as briófitas como componentes de um filo de plantas avasculares Relacionar as briófitas com o meio aquático e terrestre Descrever suas estruturas morfológicas e fisiológicas Reconhecer os três filos do grupo de plantas vasculares – traqueófitas Determinar a samambaia como padrão de estudo para as Pteridófitas Descrever as características gerais das Pteridófitas Caracterizar os componentes mais conhecidos - os pinheiros - do grupo das gimnospermas Conhecer a sua distribuição geográfica – gimnospermas Saber descrever os componentes de uma flor completa Saber que o fruto é uma evaginação da flor Dominar o conceito de polinização Reconhecer os componentes de uma semente Diferenciar monocotiledôneas e dicotiledôneas
CONTEÚDO
Classificação dos seres vivos Bactérias e vírus Protozoários Algas Fungos Ciclos reprodutivos e reprodução vegetal Briófitas Pteridófitas filicíneas Gimnospermas
2 BIMESTRE
OBJETIVOS
Dominar os conceitos de nutrição orgânica e inorgânica em um vegetal Reconhecer a raiz como um local em que ocorre a nutrição inorgânica e a folha como um local que ocorre a nutrição orgânica Conceituar macro e micronutrientes Compreender o papel dos estômatos e seus funcionamentos fisiológicos Diferenciar xilema e floema Compreender o significado do anel de Malpighi Analisar as características e funções de diferentes tecidos vegetais Saber definir as estruturas fisiológicas e morfológicas dos filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos
CONTEÚDO
Meristemas Morfofisiologia vegetal Poríferos Cnidários Platelmintos Nematelmintos Anelídeos Moluscos Artrópodes Equinodermos
3 BIMESTRE
OBJETIVOS
Saber definir as estruturas fisiológicas e morfológicas dos filos dos Protocordados e Cordados Caracterizar os processos físico-químicos pelos quais os animais realizam a digestão do alimento Caracterizar os processos de trocas gasosas nos organismos animais
Estudar a composição do sangue dos vertebrados e caracterizar o processo de circulação sanguínea
CONTEÚDO
Protocordados Cordados Morfofisiologia dos sistemas digestórios Sangue Sistema circulatório
4 Bimestre
OBJETIVOS
Dominar o conceito de excreção Entender o mecanismo de formação da urina humana, com participação dos rins e de seus componentes Reconhecer o neurônio como componente fundamental do sistema nervoso Compreender o funcionamento das sinapses nervosas Relacionar os tipos de neurônios com os arcos reflexos de que participam Saber as principais divisões do sistema nervoso Conceituar glândulas endócrinas e hormônios atuantes Dominar o mecanismo de feedback que permeia a ação hormonal Reconhecer o eixo hipotálamo-hipófise no controle hormonal Conhecer os órgãos relacionados à reprodução humana Determinar o conceito de célula germinativa e gameta Compreender o conceito de epidemia e endemia Reconhecer os agentes causadores e transmissores de doenças Reconhecer hospedeiros intermediários e definitivos
CONTEÚDO
Morfofisiologia do sistema excretor e nervoso Fisiologia hormonal humana
Controle hormonal da reprodução Doenças causadas por protozoários, platelmintos e nematelmeintos
METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS
Textos ilustrativos Exposição oral Uso de laboratório Discussão em grupo Resolução de exercícios (individual e coletivo) Avaliação (testes, pesquisas, revisão ou explicações dos conteúdos da aula anterior, exercícios desafio) Livro texto Pesquisa de campo
AVALIAÇÃO
Quantitativa: Avaliações referente aos conteúdos ministrados em aula, seguido por recuperação paralela, quando esta for necessária. Qualitativa: A partir da observação cuidadosa, o professor avaliará individualmente cada aluno quanto a sua assiduidade, pontualidade e atitudes como criatividade, respeito e participação.
Prof. Marcos Corradini
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