quarta-feira, 20 de junho de 2012

Protozoários III (Gabarito comentado)

01. (ESAL-MG) Em relação à malária, mencione a forma infectante do parasita e o gênero do transmissor.

Sugestão de Resposta: 


A forma infectante do parasita causador da malária é o esporozoíto; o gênero do transmissor (fêmeas do mosquito) é Anopheles.



02. (ESAL-MG) Cite duas formas de proteção ao homem sadio, no que tange a medidas profiláticas de malária.

Sugestão de Resposta: 


Tratamento das pessoas doentes; combate ao mosquito transmissor adulto com o uso de inseticidas; aterro de lagoas e poços d'água, que servem de criadouros para as larvas do mosquito; recursos para evitar o acesso dos mosquitos adultos às moradias, como o uso de telas em portas e janelas e guarnecer as camas com cortinados de filó.



03. (Unicamp-SP) Os telejornais noticiaram recentemente que uma seca acentuada causou um aumento nos casos de malária na Amazônia. Isso foi atribuído ao fato de crianças brincarem nas águas represadas.

a) Essa explicação está certa ou errada? Justifique.
b) A que outra parasitose se aplica o modo de transmissão sugerido no texto?

Sugestão de Resposta: 


a) Está errada, pois a malária é transmitida pela picada de mosquito.

b) Poderia referir-se à esquistossomose, pois as formas infectantes (cercárias) vivem em águas, nas quais caramujos que funcionam como hospedeiros intermediários se desenvolvem.



04. (Fuvest-SP) O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) diz que 86 índios makuxi, do município de Normandia (RR), estão com malária provocada por garimpeiros evadidos da área ianomâmi. (Folha de S.Paulo, 25/11/90.). Explique como a malária dos garimpeiros pode ter passado para os índios.


Sugestão de Resposta: 


A malária pode ter sido passada pela picada de um mosquito do gênero Anopheles, que tenha picado um garimpeiro contaminado e depois um índio.



05. (PUC-SP) Na espécie humana, ocorrem várias doenças, cujos microrganismos causadores estão presentes no sangue de pessoas infectadas, podendo inclusive ser transmitidos através de transfusões ou por seringas usadas.

a) Cite duas dessas doenças que sejam causadas por protozoários, indicando para cada uma o nome do parasita responsável.
b) Escolha uma das doenças por você citadas e indique dois métodos para sua profilaxia.

Sugestão de Resposta: 


a) Doença de Chagas: Trypanosoma cruzi; malária: Plasmodium sp.

b) Malária: combater o inseto transmissor e tratar os doentes.
Doença de Chagas: combater ao percevejo transmissor, substituir casas de pau-a-pique e tratar os doentes.


06. (Fuvest-SP) Doenças como a dengue, a febre amarela e mesmo a malária, há muito erradicado dos grandes centros urbanos brasileiros, podem reaparecer, como aconteceu recentemente em áreas urbanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Cite algumas condições que propiciam o reaparecimento das doenças citadas.


Sugestão de Resposta: 


Queda da renda familiar, condições precárias de moradia, proliferação de insetos-vetores, persistência de doentes sem tratamento.



07. (VUNESP) Determinado candidato a prefeito prometeu que, se fosse eleito, faria uma grande ampliação da rede de esgotos e do tratamento de água de sua cidade para erradicar ou diminuir a incidência de doença de Chagas e de malária. Ele realizou a sua promessa, mas falhou parcialmente em seu intento; entretanto conseguiu erradicar a amebíase. Qual a explicação biológica para:

a) a falha apontada?
b) o sucesso conseguido?

Sugestão de Resposta: 


a) Doença de Chagas e malária são doenças cuja transmissão depende de insetos-vetores e não diretamente das condições de saneamento básico.

b) A amebíase é transmitida por água e alimentos contaminados com fezes humanas, contendo cistos do protozoário. Nesse caso, saneamento básico é uma das formas mais importantes de prevenção.


08. (VUNESP) Os atletas de oito equipes de voleibol iriam disputar um campeonato em uma cidade atingida por epidemia de dengue. Os membros da comissão técnica dos clubes, após uma breve visita as dependências do hotel da cidade, tomaram algumas providências para preservar a saúde dos atletas, que iriam se instalar três dias antes dos jogos naquela cidade.

As medidas profiláticas previamente transmitidas à gerencia do hotel foram:
1.º Instalação de telas em todas as janelas.
2.° Desinfecção de todos os vasos sanitários.
3.° Instalação de ventiladores nos quartos, para dispersar os agentes patogênicos da dengue.
4.° Remoção dos vasos de bromélias da área verde e dos corredores do hotel.
5.° Colocação de flúor nos reservatórios de água.

Quais foram às medidas preventivas corretas para a prevenção da malária? Justifique.


Sugestão de Resposta: 


Para prevenir a malária, bem como outras doenças transmitidas por picada de mosquito (dengue, febre amarela, leishmaniose, filarióse) deve-se seguir as instruções 1 e 4. Essas medidas profiláticas impedem a dispersão e proliferação dos mosquitos transmissores.



09.(FUVEST) No Brasil, em determinadas regiões, a málaria tem ainda caráter endêmico, isto é, existem constantemente, atingindo um número significativo de pessoas. Quase são os métodos mais comuns de profilaxia da malária?

Sugestão de Resposta: 


Tratamento dos doentes, uso de telas nas casas, combate às larvas do mosquito transmissor (Anopheles sp) nas regiões alagadas, criação de peixes larvófagos em rios e lagos contaminados com as larvas do mosquito transmissor.



10. (UFGO) A doença de Chagas e a malária, doenças provocadas por protozoários, afetam o sistema circulatório do homem essas duas graves doenças, não-erradicadas no Brasil, afetam milhares de pessoas nas diferentes régios do país.

a) Compare o modo de infestação da malaria e da doença de Chagas e os locais onde os respectivos protozoários se alojam no homem.
b) Cite 4 (quatro) medidas que poderiam conduzir à diminuição ou ate à erradicação da malária do Brasil.


Sugestão de Resposta: 


a) Doença de Chagas: fezes contaminadas eliminadas por barbeiros quando sugam sangue de pessoas; transfusão de sangue. O protozoário aloja-se principalmente na musculatura cardíaca.
Malária: picada da fêmea do mosquito Anopheles sp; O protozoário aloja-se nas células do fígado (hepatócitos) e hemácias (glóbulos vermelhos).

b) Tratamento dos doentes, uso de telas e mosquiteiros em portas e janelas de casas nas regiões endêmicas, controle da população do mosquito Anopheles sp, uso de repelentes.



11. (VUNESP) Estão representados nas figuras os exames de sangue de dois pacientes brasileiros, que nunca saíram do país, e que revelam a presença de protozoários.

a) Quais são os protozoários que podem ser identificados no sangue dos pacientes I e II?
b) De que forma estes pacientes poderiam ter adquirido os parasitas?


Sugestão de Resposta: 


a) No paciente I Plasmodium sp e no paciente II Trypanosoma cruzi.

b) O paciente I pela picada da fêmea do mosquito Anopheles sp. O paciente II pela penetração do protozoário em algum ferimento ou através do local da picada do inseto barbeiro na pele. Ambos poderiam também adquirir esses protozoários através de transfusão de sangue contaminado.

Nenhum comentário: