quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novos cursos de Medicina!

A maioria das vagas (1.365) é para as regiões Norte e Nordeste. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a intenção é manter os médicos em suas localidades de formação. “Há uma dispersão muito grande quando analisamos médicos e vagas. Não basta apenas uma política de desconcentração, mas para fixação”, explicou. Veja abaixo a localização dos novos cursos de Medicina das federais:


Na tabela acima já estão contabilizadas as 220 vagas das universidades federais do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), do Sul da Bahia (UFSBA) e do Oeste da Bahia (Ufoba), que devem ser criadas em breve. As outras 355 vagas serão criadas em cursos de Medicina já existentes em instituições públicas.
Para abastecer os novos cursos serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos. A meta do governo é aumentar a proporção de médicos por habitantes no Brasil, que hoje é de 1,8 médicos para cada mil habitantes. A média de vizinhos como Argentina e Uruguai chega a 3,1 e a 3,7, respectivamente. Em países europeus a diferença é ainda maior: França (3,5), Alemanha (3,6), Portugal (3,9) e Espanha (4,0).

Nenhum comentário: