quarta-feira, 20 de junho de 2012

Nematelmintos (Gabarito comentado)

01. (Unicamp-SP) "Humilhação dessas lombrigas / humilhação de confessá-las (...) / o que é pior: mínimo verme / quinze centímetros modestos (...) / enquanto Zé, rival na escola (...), / ele expeliu entre ohs! E ahs! (...) / formidável tênia porcina: / a solitária de três metros." (C.D. Andrade, "Dupla Humilhação")
a) A quais filos animais pertencem a lombriga e a tênia respectivamente?
b) Cite duas novidades evolutivas do filo da lombriga em relação ao filo da tênia.

Sugestão de Resposta: 


a) A lombriga pertence ao filo dos asquelminthes ou nematelmintes, enquanto a tênia pertence ao filo dos platelmintes.

b) Os asquelmintes são pseudocelomados e apresentam sistema digestório completo, enquanto os platelmintes são acelomados e seu sistema digestório é incompleto ou ausente.



02. (Unicamp-SP) Por que o combate às verminoses tem tido pouco sucesso, apesar do uso de medicamentos eficientes contra vermes?

Sugestão de Resposta: 


Porque as verminoses refletem as condições de vida da população. A falta de saneamento básico, a falta de tratamento de água e de esgoto, o não uso de calçados, a falta de higiene com os alimentos fazem com que as pessoas estejam sempre se contaminando nas regiões (regiões endêmicas) onde essas patologias existem. O uso de medicamentos, pelas pessoas contaminadas em regiões endêmicas, resolve o problema de forma isolada e não a causa da constante infestação.



03. (FAAP-SP) Qual o agente patogênico causador do amarelão? Como ocorre a contaminação e onde se dá a fixação do referido agente no hospedeiro?

Sugestão de Resposta: 


O amarelão, conhecido por opilação ou doença de Jeca Tatu, é causado pelos vermes Ancylostoma duoenale eNecator americanus, cujas larvas penetram na pele humana, causando a contaminação. A fixação do agente hospedeiro se dá no intestino delgado.



04. (Unicamp-SP) No início do século, o Jeca Tatu, personagem criado por Monteiro Lobato, representava o brasileiro de zona rural, descalço, mal vestido e espoliado por vermes intestinais. Jeca se mostrava magro, pálido e preguiçoso, características decorrentes de parasitose. Sobre o personagem, Monteiro Lobato dizia: "Ele não é assim, ele está assim" e ainda: " Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina."
a) Que vermes intestinais eram responsáveis pelo estado do Jeca?
b) Tendo em vista que essa parasitose ainda hoje acomete milhões de brasileiros, o que as pessoas devem fazer para não adquiri-la? Por quê

Sugestão de Resposta: 


a) Ancylostoma duoenale e Necator americanus.

b) A principal medida profilática para evitar essa verminose é o uso de calçados para proteger os pés, pois as larvas desses vermes penetram através da pele dos pés.



05. (FEI-SP) Em 1978, exames médicos realizados em 4790 escolares de 28 estabelecimentos de ensino de primeiro grau, localizados em São Paulo, revelaram que 22,31% são anêmicos e 90% têm pelo menos um tipo de verme. Destes 90%, 67,8% são portadores de, no mínimo, três espécies diferentes de vermes. Cite duas medidas profiláticas gerais no combate às verminoses.


Sugestão de Resposta: 


Saneamento básico com tratamento de água e esgotos, fossas sépticas, o uso de calçados, cuidado com os alimentos e campanhas educativas para melhorar a higiene pessoal nas regiões atingidas pelas verminoses.



06. (FAAP-SP) Cite uma doença parasitária, que poderá ser evitada, em cada um dos casos abaixo:
a) se não comermos carne crua de porco.
b) se não andarmos descalços.

Sugestão de Resposta: 


a) Teníase;

b) Amarelão.



07. (FAA-SP) Em que doenças parasitárias:
a) o verme adulto vive, preferencialmente, no sistema linfático humano?
b) a larva do parasita passa pelo meio aquático, após sair do caramujo?

Sugestão de Resposta: 


a) Filariose ou elefantíase, sendo que o agente causador é o verme Wuchereria bancrofti.

b) Esquistossomose e fasciolose. A esquistossomose é causada pelo verme Schistosoma mansoni enquanto que a fasciolose é causada pela Fasciola hepática.


08. (Unicamp-SP) Uma das maneiras de diagnosticar parasitoses em uma pessoa é através do exame de fezes. As parasitoses abaixo podem ser diagnosticadas por este exame? Justifique sua resposta em cada caso:
a) esquistossomose;
b) ascaridíase;
c) doença de Chagas.

Sugestão de Resposta: 


A esquistossomose e a ascaridíase podem ser diagnosticadas desse modo, pois nessas patologias os ovos dos respectivos vermes parasitas podem ser encontrados nas fezes humanas. Na doença de Chagas, o protozoário causador será encontrado apenas no sangue circulante ou nos tecidos parasitados. 



09. (Unicamp) Há tempos, a prefeitura de Santos (SP) soltou gatos na orla marítima da cidade para tentar reduzir a grande quantidade de ratos existentes no local. Entretanto um novo problema surgiu: as praias próximas ficaram infestadas deAncylostoma brasiliense - agente causador da parasitose conhecida como bicho-geográfico.
a) Que denominação se dá ao tipo de combate como o utilizado contra ratos no exemplo acima?
b) Explique a relação entre o agente causador da parasitose, os gatos e o ser humano.


Sugestão de Resposta: 


a) Denomina-se controle biológico.

b) Os hospedeiros definitivos do asquelminte, Ancylostoma brasiliense, são os gatos, cujos intestinos são contaminados. Ao defecar, os gatos eliminam os ovos desse verme junto com as suas fezes, em locais quentes e úmidos, como a areia das praias, os ovos formam os embriões e liberam uma larva denominada "larva migrans". Essa larva pode penetrar na pele humana, sob a qual fica migrando sem conseguir penetrar nos vasos sangüíneos, formando desenhos que lembram verdadeiros mapas, daí o nome popular do verme - bicho geográfico. 



10. (UFC - 2003) A filariose ou elefantíase é uma doença freqüente em regiões tropicais, inclusive no Brasil, e é causada por vermes nematóides da espécie Wuchereria bancrofti e transmitida por um mosquito do gênero Culex.
a) Que sistema do organismo é afetado e qual a conseqüência?
b) Mencione duas medidas profiláticas para evitar a elefantíase.

Sugestão de Resposta: 


a) A filariose é uma doença parasitária causada por vermes nematóides (as filarias) da espécie Wuchereria bancrofti, que, na fase adulta, vivem no sistema linfático do homem contaminado e causam a obstrução dos vasos e gânglios linfáticos, levando à formação de edemas e inchaços.
b) As principais medidas profiláticas consistem em:
I. Uso de mosquiteiros ou cortinas impregnados com inseticidas para limitar o contato entre o mosquito e o homem; aplicação de inseticidas de efeito residual, na parte interna das residências, para eliminar as formas adultas do inseto Culex sp; aplicação de métodos para limitar o desenvolvimento do mosquito na fase larval, em locais como latrinas e fossas, através do uso de biocidas (larvicidas);
II. Tratamento em massa das populações humanas que residem nos focos endêmicos da doença;
III. Informar as comunidades das áreas afetadas da doença e das medidas profiláticas que podem ser adotadas para a sua redução ou até a eliminação, como a identificação dos criadouros potenciais do mosquito no domicilio e peridomicilio (ao redor das casas), estimulando essa atividade pela própria comunidade.



11. Lagoa Azul está doente

Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas.

Proposta 1:promover uma campanha de vacinação.
Proposta 2:promover uma campanha de educação da população a noções básicas de higiene, incluindo fervura da água.
Proposta 3:construir rede de saneamento básico.
Proposta 4:melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
Proposta 5:realizar campanha de esclarecimento sobre o perigo de banhos em lagoas.
Proposta 6:aconselhar o uso controlado de inseticidas.
Proposta 7:drenar e aterrar as lagoas do município.

Para o combate da ascaridíase, a proposta que terá maior benefício social se implementada pela prefeitura será:

a)1
b)3
c)4
d)5
e)6


Sugestão de Resposta: 


a) Falsa - não existe vacina contra verminoses.

b) Verdadeira - a contaminação ocorre através da ingestão de ovos do verme Ascaris lumbricoides encontrados na água ou nos alimentos contaminados.
c) Falsa - essa patologia não é transmitida por picada de insetos.

d) Falso - a transmissão não é através da penetração de larvas pela pele, como ocorre com a esquistossomose.

e) Falsa- essa patologia não é transmitida por picada de insetos.



12. (UFES) A ascaridíase, doença causada pelo Ascaris lumbricoides, atinge cerca de 60% da população brasileira. Essa doença, de endemia rural, como era entendida outrora, passa cada vez mais a ser um problema urbano.

a) Identifique o sexo dos animais da figura e dê suas características morfológicas diferenciais.
b) Uma professora relatou que um aluno, ao tossir, expeliu com a expectoração algumas larvas de lombriga. Descreva o caminho percorrido por esses parasitas, desde a sua entrada no organismo humano até o momento em que o fato ocorreu.
c) É característico dos vermes parasitas produzirem grandes quantidades de ovos. Uma fêmea de Ascaris produz cerca de 200 mil ovos por dia, que são eliminados juntamente com as fezes do hospedeiro. Descreva dois fatores que justifiquem a necessidade de os Ascaris eliminarem esse elevado número de ovos no meio externo, relacionando esses fatores ao ciclo de vida dos parasitas.


Sugestão de Resposta:

a) A figura A mostra a lombriga fêmea, pois apresenta dimensões maiores. A figura B representa o macho, menor do que a fêmea, com a extremidade posterior recurvada e presença de espículas que facilitam a cópula (espículas copulatórias).

b) A lombriga é adquirida pelo homem através da ingestão de ovos embrionados presentes nas mãos sujas e alimentos mal lavados. Após a eclosão dos ovos as larvas são liberadas no intestino delgado, estas perfuram a parede intestinal ganhando a circulação sangüínea. Passa pelo fígado, veia cava inferior, coração e atingem os pulmões onde sofrem muda e perfuram os alvéolos pulmonares. Devido à sucção da tosse seguem para as vias respiratórias superiores e chegam até a boca, onde são deglutidas juntamente com a saliva. Atingem novamente o intestino delgado onde se desenvolvem até o estágio adulto capaz de se reproduzir.

c) A perpetuação das espécies de vermes intestinais depende da continuidade do ciclo parasitário. A produção de grandes quantidades de ovos garante que alguns atinjam o próximo hospedeiro uma vez que são lançados ao meio ambiente junto com as fezes e a perda é considerável. Também são necessárias condições ecológicas favoráveis à manutenção dos ovos no meio ambiente para que possam se tornar aptos a dar continuidade ao ciclo parasitário. São fatores importantes à temperatura e a umidade adequada para que os embriões das lombrigas possam se desenvolver e se tornar infestantes.



13. (VUNESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de ascaridíase (lombriga,Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:

I.Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II.Ande sempre calçado.
III.Verifique se os porcos - hospedeiros intermediários da doença - não estão contaminados com larvas do verme.
IV.Ferva e filtre a água antes de tomá-la.

O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos. Responda.

a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.
b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.


Sugestão de Resposta:

a) Devem ser mantidas as medidas I e IV. A ascaridíase é transmitida através de alimentos ou água contaminados com ovos do verme parasita.

b) A medida eficaz contra o amarelão seria a II. O amarelão é adquirido principalmente ao andar descalço sobre a terra onde vivem as larvas infestantes dos parasitas Necator americanus Ancylostoma duodenale.


14. (Unicamp) Uma criança, depois de passar férias em uma fazenda, foi levada a um posto de saúde com quadro sugestivo de pneumonia. Os resultados dos exames descartaram pneumonia por vírus ou bactéria. A doença regrediu sem necessidade de tratamento. Algumas semanas depois, um exame de fezes de rotina detectou parasitismo por Ascaris lumbricoides e por Enterobius vermicularis (oxiúro). A mãe foi informada de que um dos vermes poderia ter causado a pneumonia.

a) Qual poderia ter sido o verme responsável? Justifique a sua resposta.
b) Cite um outro verme que pode causar sintomas semelhantes no ser humano.

Sugestão de Resposta: 


a) O verme responsável foi o Ascaris lumbricoides (lombriga). Esse verme realiza o ciclo pulmonar e a infestação ocorre por ingestão de ovos na água ou nos alimentos contaminados. Após a eclosão desses ovos, que geralmente ocorre no intestino do homem, as formas larvais passam, por via sanguínea, pelo coração e em seguida pelos pulmões, onde podem provocar um quadro clínico de pneumonia.
b) Os vermes que realizam o ciclo pulmonar são: Ancylostoma duoenaleNecator americanus e Strongyloides stercoralis.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito bom, parabéns

antonia disse...

Você ajuda muitos. obrigada por compartilhar seu conhecimento.