a) A que classe de vertebrados pertence este animal?
b) Cite outra característica exclusiva desta classe.
Sugestão de Resposta:
02. (VUNESP) Quais são as características das aves que as tornam mais aptas para o vôo?
Sugestão de Resposta:
03. (UNESP) - Quais são as características anatômicas das aves que as tornam mais aptas para o vôo?
Sugestão de Resposta:
04. (UNICAMP) Nas aves, a aquisição evolutiva de penas foi um passo importante para o vôo.
a) Cite duas outras características que permitem às aves aprimorar sua capacidade de vôo.
b) Além do vôo, dê outra função das penas.
Sugestão de Resposta:
05. (UFES) - As aves representam um importante grupo de vertebrados. Seu sucesso está em parte ligado ao fato de serem voadoras. Para tanto, apresentam várias características que tornam o vôo possível.
Cite quatro dessas características e justifique o porquê de cada uma.
Sugestão de Resposta:
06. (UFLAVRAS)
1 - Citar três características exclusivas das aves:
2 - Citar três características exclusivas dos moluscos.
Sugestão de Resposta:
07. (UFF-RJ) Cite, em ordem, os segmentos anatômicos do aparelho digestivo das aves e dê as suas respectivas funções.
Sugestão de Resposta:
08. (UNICAMP) "E os passarinhos do gigante eram cobras e lagartos."
("Macunaíma", Mário de Andrade)
O romance de Mário de Andrade é povoado de espécies animais. Na frase acima, por exemplo, há referência a dois grupos de animais que possuem características morfofisiológicas distintas.
Com base nesses caracteres, complete:
a) Os passarinhos conquistaram o meio terrestre de modo mais eficiente que as cobras e os lagartos, porque......
b) As cobras podem ingerir animais de diâmetro maior que o de seu corpo, porque........
Sugestão de Resposta:
09. (UDESC) Dentro da Classe Aves, temos a ordem anseriformes, que apresenta como exemplos o pato, o ganso e o marreco, as aves criadas com regularidade em quase todo o Estado de Santa Catarina.
a) Que tipo de adaptação existe nas patas dessas aves e qual sua função?
b) Como as penas dessas aves não ficam encharcadas quando estão na água?
c) Essas aves, assim como as demais, são seres homeotérmicos. DEFINA homeotermia.
Sugestão de Resposta:
10. (FUVEST) Compare anfíbios e aves no que se refere a:
a) número de câmaras cardíacas.
b) existência de anexos embrionários.
Sugestão de Resposta:
11. (UFGO) "( ... ) já começaram a sobrevoar a ala dos estropiados o General mandou que acampassem." Alguns animais do grupo das aves e dos artrópodes possuem a capacidade de sobrevoar grandes distâncias.
a) Cite duas adaptações evolutivas que facilitam o vôo das aves.
b) Relacione a capacidade de vôo de alguns artrópodes com a disseminação de doenças. Exemplifique.
Sugestão de Resposta:
12. (VUNESP) Com relação à respiração do sapo, de uma ave e de um inseto, responda.
a) O que ocorre quando se envolve a cabeça de um sapo e a cabeça de uma ave com sacos plásticos durante uma hora, impossibilitando a inalação de oxigênio? Explique sua resposta.
b) Considere o transporte de gás oxigênio do meio externo para os tecidos internos de um animal. Compare esse transporte em insetos e o sapo.
Sugestão de Resposta:
13. (VUNESP) Dê o número e os nomes das cavidades existentes no coração dos seguintes animais:
1) Sardinha
2) Perereca
3) Jacaré.
4) Canário
Sugestão de Resposta:
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