Sugestão de Resposta:
02. (UNESP) Dê duas características de anfíbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes úmidos. Explique sua resposta.
Sugestão de Resposta:
03. (UFJF-MG) Os sapos têm sido considerados popularmente animais perigosos por seu veneno, por sua urina e por "trazerem azar". São inofensivos, entretanto, apresentam um par de glândulas de veneno, que só é liberado quando essas glândulas são comprimidas.
a) Como são chamadas essas glândulas?
b) Qual a função ou funções da secreção dessas glândulas?
Sugestão de Resposta:
04. (UNICAMP) Um menino levou para casa um frasco contendo água, alguns ramos e um animalzinho que encontrou dentro de uma lagoa. No dia seguinte, o menino disse à mãe que haviam matado a sua mascote, que estava fora da água, seca e oca, presa nos ramos do seu "aquário". Ao ver que o filho lhe mostrava, a mãe apontou uma delicada libélula pousada no alto da cortina. Com base no texto responda:
a) Que fenômeno biológico a mãe teve oportunidade de revelar ao filho?
b) Mencione um vertebrado em que esse fenômeno também ocorre.
Sugestão de Resposta:
05. (UFV-MG) Considere o tipo de respiração em um sapo adulto.
a) O que ocorre quando se faz a obstrução das narinas e da boca desse animal durante 10 minutos? Justifique a sua resposta.
Sugestão de Resposta:
06. (UNICAMP) Identifique a classe de vertebrados nos quais ocorre maior diversidade de estruturas apropriadas para trocas de gases respiratórios e discuta uma das causas fundamentais para essa diversificação.
Sugestão de Resposta:
07. (UNICAMP) Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: branquial, pulmonar, traqueal e através da superfície do corpo.
a) Qual desses sistemas captam o oxigênio dissolvido na água e quais captam o oxigênio do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão e medusa.
c) Os sapos, na fase adulta, apesar de respiraram por pulmões, podem obter cerca de 25% do oxigênio necessário por outro meio. Cite esse meio.
Sugestão de Resposta:
08. (FUVEST) Considere o transporte de gás oxigênio do meio externo para os tecidos internos de um animal. Compare esse transporte entre insetos e anfíbios.
Sugestão de Resposta:
9. (FUVEST) Qual é o tipo de sistema excretor observado nos seguintes animais:
a) Peixes
b) Insetos
c) Crustáceos
d) Anfíbios
Sugestão de Resposta:
10. (UNIFESP) Considere os grandes biomas do Brasil: cerrados, florestas, pampas e caatingas.
a) Em qual deles espera-se encontrar maior abundância de anfíbios?
b) Justifique sua resposta, relacionando as características do ambiente com as deste grupo de vertebrados.
Sugestão de Resposta:
11. (FUVEST) Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes: 5°C, 15°C e 25°C. O gráfico a seguir foi construído a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas.
"Nos sapos, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração mudam durante o ano". Justifique essa afirmação, com base nos dados do gráfico.
Sugestão de Resposta:
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