quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Exercicios - Núcleo e cromossomos

Na espécie humana, o número de cromossomos presentes em um neurônio, no espermatozóide, no óvulo e na célula adiposa é, respectivamente:

a)    23, 23, 23, 23
b)    46, 46, 46, 46
c)    46, 23, 23, 46
d)    23, 46, 26. 23

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
Cada cromátide de um cromossomo é uma longa molécula de ………………, associada a proteínas. Essa molécula é formada por unidades chamadas ………………, que por sua vez são compostas por uma base nitrogenada que se liga a um açúcar do tipo ……………… e este a um fosfato.
São quatro os tipos de bases nitrogenadas, entre os quais a …………… .

Os espaços podem ser preenchidos correta e respectivamente por:
a)   RNA … nucleotídeos … ribose … timina
b)   RNA … ácidos ribonucléicos … ribose … uracila
c)   DNA … nucleotídeos … desoxirribose … uracila
d)   DNA … nucleotídeos … desoxirribose … timina
e)   DNA … ácidos desoxirribonucléicos … desoxirribose … timina

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   
Sobre o código genético e a síntese protéica, assinale a alternativa incorreta.
a)    Os nucleotídeos são formados por adenina, guanina, citosina e uracila. Como cada seqüência de três deles determina um aminoácido, tem-se 64 grupos de diferentes nucleotídeos, os quais podem repetir-se milhares de vezes na formação de proteínas.
b)    O cromossomo é formado por um só DNA. Entretanto, cada gene é um fragmento desse DNA, capaz de comandar a síntese de uma determinada proteína. Assim, embora tenha um só DNA, o cromossomo possui diversos genes.
c)     O DNA comanda a fabricação de proteínas à distância e de forma indireta. Para fazê-lo, ele constrói um RNA-mensageiro (mRNA) com as informações que darão origem à proteína. De posse da mensagem, o mRNA vai até o citoplasma e, junto ao RNA-transportador (tRNA), nos ribossomos, sintetiza a proteína indicada pelo DNA.
d)    A transcrição ocorre no citoplasma e origina mRNA. A tradução ocorre no núcleo e através dela originam-se as proteínas.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
   
Em relação ao número de cromossomas, pode-se classificar as células em so­máticas e reprodutoras. Das alternativas abaixo, aquela que caracteriza correta­mente um ou outro tipo de célula é:
a)   as somáticas são chamadas de diplóides e possuem 23 cromossomas
b)   as reprodutoras são chamadas de haplóides e possuem 23 cromossomas
c)   as somáticas são chamadas de diplóides e possuem 46 pares de cromosso­mas
d)   as reprodutoras são chamadas de haplóides e possuem 23 pares de cromos­somas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    
Os nucléolos são estruturas nucleares responsáveis pela formação de:
a)   complexo de Golgi.
b)   centríolos.
c)   ribossomos.
d)   cromatina.

e)   centrômeros.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Durante a vida de uma célula, diversas reações químicas e diversos processos metabólicos ocorrem no seu núcleo. Por exemplo:

I.       síntese de RNA mensageiro
II.     formação dos ribossomos
III.   duplicação do DNA

No núcleo interfásico, ocorre

a)      Somente I
b)      Somente II
c)      Somente I e II
d)      Somente II e III
e)      I, II e III

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O comando e a coordenação de todas as atividades celulares são efetuados pelo núcleo interfásico. Analise em Verdadeiro ou Falso as proposições a seguir.

00.   O nucléolo está presente tanto nas células procarióticas como nas eucarióticas.
01.   A região organizadora do nucléolo é uma região de intensa síntese de ácido ribonucleico ribossômico (RNAr).
02.   Cada molécula de DNA é formada por unidades chamadas nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar e uma molécula de base nitrogenada.
03.   Em uma molécula de DNA, a quantidade de adenina mais timina é, obrigatoriamente, igual à de citosina mais guanina.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Identifique o que for correto sobre as características gerais dos cromossomos.

01) Durante a interfase, ocorre a duplicação dos cromossomos, e essas cópias unidas de um cromossomo duplicado são denominadas cromátides-irmãs.   
02) A posição do centrômero serve de critério para classificar os cromossomos em três tipos: metacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico.   
04) Os genes da espécie humana distribuem-se em cromossomos autossomos e sexuais. Cada pessoa herda dois conjuntos de 23 desses cromossomos, um proveniente da mãe e outro do pai.   
08) Nos eucariontes, o material genético chamado de cromatina é separado do citoplasma pela membrana nuclear.   
16) As alterações cromossômicas estruturais correspondem a modificações na sequência dos genes ao longo do filamento, podendo ser provocadas por vírus, radiação ou substâncias químicas.   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
(Ufu/2010) Em uma olimpíada, a ausência de corpúsculo de Barr (cromatina sexual) nas células interfásicas da mucosa bucal pode ser um critério utilizado para a exclusão de atletas de uma competição feminina. Sabendo-se que o corpúsculo de Barr corresponde a um cromossomo X inativo (heterocromatina), analise as seguintes afirmativas:

I.     Nas mulheres (assim como nas fêmeas dos   mamíferos em geral), o cromossomo X inativo é,     preferencialmente, o cromossomo X de origem            paterna.
II.    A ausência de cromatina sexual, nas células interfásicas da mucosa bucal, permite detectar         mulheres com cariótipo masculino (46, XY) que                 possuem mutação ou deleção no gene SRY.
III.   A inativação do cromossomo X faz com que a               quantidade de genes ativos nas células das fêmeas               dos mamíferos seja igual à quantidade de genes         ativos nas células dos machos. A esse mecanismo dá-se o nome de compensação de dose.
IV.  O exame de corpúsculo de Barr permite detectar           precocemente indivíduos aneuploides com               cariótipos: 45, X.47, XXY; e 47, XYY.

Assinale a alternativa correta.

(A) Apenas I e III são verdadeiras.   
(B) Apenas I e IV são verdadeiras.   
(C) Apenas II e III são verdadeiras.   
(D) Apenas II e IV são verdadeiras.   
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

03. (Ufpr/2008) Para se descobrir a função das estruturas celulares, uma via experimental usada pelos cientistas é a remoção da estrutura celular que se quer estudar e a posterior verificação do que acontece à célula na ausência da estrutura. O uso de organismos mutantes é uma alternativa para a obtenção dessas células modificadas. Embriões de sapos compostos de células sem nucléolos (anucleoladas) foram comparados a embriões normais. O desenvolvimento a partir do zigoto acontece de forma semelhante nos dois casos, mas no momento da eclosão do girino os mutantes anucleolados morrem. Paralelamente a isso, a principal alteração observada nas células de indivíduos normais foi um aumento significativo na concentração de ribossomos no citoplasma, o que não ocorreu nos mutantes anucleolados. Com base nessas informações e nos conhecimentos de Biologia Celular, considere as seguintes afirmativas:

1. Nos indivíduos mutantes anucleolados, a eclosão do girino não acontece, por falta de alimentação adequada do embrião, o que leva à sua morte.
2. O nucléolo é o responsável pela produção dos ribossomos, por sua vez responsáveis pela síntese das proteínas necessárias ao processo de eclosão dos girinos.
3. A eclosão do girino só acontece na presença de uma grande quantidade de energia, na forma de ATP, que é obtida por meio dos ribossomos.
4. Os indivíduos mutantes anucleolados sobreviveram à fase embrionária por já contarem com ribossomos prontos, presentes no óvulo.

Assinale a alternativa correta.

(A) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.   
(B) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.   
(C) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.   
(D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.   
(E) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.   

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

. (Pucmg/2007) O envelope nuclear encerra o DNA e define o compartimento nuclear.
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre o envelope nuclear.

(A) É formado por duas membranas concêntricas e contínuas, com composições protéicas diferentes, perfuradas por grandes aberturas denominadas poros nucleares.   
(B) O surgimento da membrana nuclear determinou a separação dos processos de transcrição e tradução.   
(C) Os fosfolípides das membranas nucleares externa e interna são produzidas no retículo endoplasmático liso.   
(D) Os poros nucleares permitem o livre trânsito de moléculas entre o núcleo e o citoplasma, sem necessidade de seleção.   

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(Fuvest/2005) Quando afirmamos que o metabolismo da célula é controlado pelo núcleo celular, isso significa que

(A) todas as reações metabólicas são catalisadas por moléculas e componentes nucleares.   
(B) o núcleo produz moléculas que, no citoplasma, promovem a síntese de enzimas catalisadoras das reações metabólicas.   
(C) o núcleo produz e envia, para todas as partes da célula, moléculas que catalisam as reações metabólicas.   
(D) dentro do núcleo, moléculas sintetizam enzimas catalisadoras das reações metabólicas.   
(E) o conteúdo do núcleo passa para o citoplasma e atua diretamente nas funções celulares, catalisando as reações metabólicas.   
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uem/2004) Sobre a atividade e a expressão dos genes, assinale o que for correto.

01) Durante a transcrição de um gene normal e funcional, as fitas opostas servem de molde para a síntese de RNA mensageiros com sequências diferentes, mas complementares.   
02) O código genético é degenerado porque o mesmo códon especifica aminoácidos diferentes em organismos procariotos e eucariotos.   
04) Tanto em animais quanto em vegetais uma cadeia polipeptídica de 100 aminoácidos pode ser traduzida a partir de um RNA mensageiro com mais de 100 códons.   
08) Nas células vegetais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e nos cloroplastos.   
16) Nas células animais, a síntese de proteínas ocorre na matriz citoplasmática, no ergastoplasma, nas mitocôndrias e no nucleoplasma.   
32) Sempre que a sequência de códons do gene é alterada por substituição de um par de bases também ocorre modificação na sequência de aminoácidos da cadeia polipeptídica codificada.   


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Considerando que uma espécie de ave apresenta 2n = 78 cromossomos é correto afirmar:

(A) Um gameta tem 39 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.   
(B) Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.   
(C) Um gameta tem 38 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual.   
(D) Uma célula somática tem 77 cromossomos autossomos e 1 cromossomo sexual.   
(E) Uma célula somática tem 78 cromossomos autossomos e 2 cromossomos sexuais.   
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



13 comentários:

Gabi Rigão disse...

Tem gabarito?

Unknown disse...

tenho sim, gabi rigao!
Desculpe nao ter postado antes, estou meio sem tempo, fim de ano é uma correria!!!!
até a noite posto ;)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
maria almeiida disse...

onde posso encontrar o gabarito ?

Unknown disse...

Cadê o gabarito?

Unknown disse...

Cadê o gabarito?

Unknown disse...

Por favor, necessito muito do gabarito, vai me ajudar muito, essas perguntas são excelentes! Onde posso encontrar o gabarito?

Anônimo disse...

gabarito, por favor!

marini disse...

gabarito, por favor!!!

Unknown disse...

Cadê a porra do gabarito meu irmão

Anônimo disse...

mano desde 2014 tu disse que ia colocar o gabarito, CADÊ A MERDA DO GABARITO?

Anônimo disse...

Cadê o gabarito?
pls, postem!!