segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fisiologia Animal II


01. (PUC-CAMP) Nos processos de inspiração e expiração do mergulhador, o músculo diafragma desempenha um importante papel. Assinale a alternativa que contém um exemplo de animal que possui esse músculo.

a) Peixe.
b) Lontra.
c) Jacaré.
d) Garça.
e) Sucuri.

Resposta:


02. (UNICENP) A cárie dentária é uma doença dos tecidos calcificados dos dentes, a qual se caracteriza pela desmineralização da porção inorgânica e pela destruição da substancia orgânica do dente. Das doenças crônicas que atingem a raça humana, é a mais prevalente. Quando ocorre, suas manifestações permanecem por toda a vida, mesmo que a lesão seja tratada. A doença atinge pessoas de ambos os sexos em todas as raças, em todos os grupos socioeconômicos e em todas as faixas etárias.
Com relação às cáries dentárias, pode-se dizer que:

a) todas as cáries dentárias produzem, inicialmente, sensações dolorosas que tendem a desaparecer, à medida que a destruição atinge a dentina.
b) o uso de fio dental é fundamental para o tratamento das cáries.
c) é o resultado de interação entre dente, bactéria patogênica e dieta alimentar;
d) sua evolução não afeta outras partes do organismo;
e) as cáries que se instalam em dentes na primeira dentição não necessitam ser tratada, uma vez que esses dentes serão substituídos pelos dentes da dentição permanente.

Resposta:


3. (Unicemp)
MARGARINA x MANTEIGA

     "...o fato de não conter colesterol não faz a margarina um produto mais saudável que a manteiga. Na realidade ela pode aumentar o colesterol.
     A margarina é uma gordura vegetal que precisa ser hidrogenada artificialmente para ficar sólida como a manteiga. Nesse processo de hidrogenação, a gordura vegetal forma uma substância chamada ácido graxo-trans, que é altamente tóxico e ajuda a aumentar o colesterol tanto quanto a manteiga. A margarina, ainda, provoca outros problemas, pois interfere na síntese de prostaglandinas. Por isso, se existisse um código penal no organismo, o uso de margarina seria considerado um crime, já que o consumo de gorduras hidrogenadas provoca um bloqueio das substancias que têm ação vasodilatadora, ativam as reações antiinflamatórias, ajudam no controle da pressão arterial e garantem o funcionamento imune, entre outros benefícios.
     Foi próprio Food and Drugs Administration (FDA) [equivalente americano da nossa Vigilância Sanitária] que criou a margarina. A intenção era lançar um produto para substituir a manteiga e seus malefícios à saúde, por se tratar de uma gordura animal. Mas logo depois se descobriu que a margarina era ainda pior. A manteiga realmente tem aspectos negativos, porque pode de fato aumentar o colesterol, mas apresenta um aspecto positivo importante, sobre o qual pouco se fala. A manteiga possui ácido butírico, substância que ajuda a prevenir o câncer intestinal."
PÓVOA, Hello. A Chave da Longevidade - Editora Objetiva - 2000, página 123. O Dr. HELION PÓVOA é precursor da medicina ortomolecular no Brasil e um dos maiores especialistas na área de nutrição e bioquímica. Com longa experiência clínica, tem mais de 200 trabalhos publicados no exterior, é membro da Academia Nacional de Medicina, pesquisador da Fiocruz e professor de Nutrição em Harvard (EUA).

Em relação à margarina e à manteiga, que são alimentos gordurosos, é correto afirmar:

a) São absorvidas para corrente sanguínea pelas paredes do estômago.
b) Começam a ser digeridas na boca por ação da amilase salivar (ptialina).
c) Não sofrem digestão, uma vez que não temos enzimas digestivas de gorduras.
d) São emulsionadas pela bile produzida pelo fígado.
e) Sendo alimento de natureza gordurosa, não desempenham nenhum papel fisiológico em nosso corpo.

Resposta:


04. (UNICENP) O rim artificial é uma máquina que realiza a hemodiálise, ou seja, filtra artificialmente o sangue, que passa a circular por tubos de paredes semipermeáveis da máquina de hemodiálise, os quais estão mergulhados em uma solução constituída por substâncias normalmente presentes no plasma sangüíneo. As excretas tendem a difundir através dos finos poros das membranas semipermeáveis, abandonando o sangue. Com a repetida circulação do sangue pela máquina, a maior parte dos excretas deixa o sangue, difundindo-se para o líquido de diálise.
Cada sessão de hemodiálise dura entre quatro e seis horas e deve ser repetida duas ou três vezes por semana. O método é eficiente e remove a uréia do sangue mais rápido que um rim normal. No entanto, além de não realizar todas as funções renais, a hemodiálise é um processo caro, incômodo paro o paciente e pode trazer diversos efeitos colaterais.
Em relação ao texto acima e às funções do sistema excretor humano, é correto afirmar:

a) A urina normal deve apresentar grandes quantidades de água e de proteínas, além de uréia e ácido úrico.
b) Os rins não sofrem influência hormonal.
c) Não existe relação funcional entre as glândulas supra-renais e os rins.
d) Altas concentrações de ADH estimulam os túbulos renais a eliminarem água.
e) A atividade renal é um fator importante no controle da pressão arterial.

Resposta:

05. (UEL) No esquema a seguir, estão representados quatro tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de ensaio e após 1 hora, a 38 °C, verificou-se que apenas no tubo III ocorreu digestão de gordura. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, de qual órgão do rato foi retirado o material adicionado aos tubos e qual enzima digestiva participou no processo.

a) Intestino delgado e tripsina.
b) Vesícula biliar e lipase.
c) Intestino delgado e quimiotripsina.
d) Vesícula biliar e amilase.
e) Intestino delgado e pepsina.

Resposta:


06. (UEL) No homem e nos demais mamíferos, o ato de respirar depende principalmente da ação do diafragma e dos músculos intercostais.
Durante a inspiração há a _______ da caixa torácica, que leva ao _______ da pressão alveolar e conseqüente entrada de ar nos pulmões; durante a expiração há a _______ da caixa torácica, que leva ao _______ da pressão alveolar e conseqüente saída de ar dos pulmões.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam corretamente as frases acima, observada a seqüência em que se apresentam.

a) compressão, decréscimo, expansão, aumento
b) expansão, aumento, compressão, decréscimo
c) compressão, aumento, expansão, decréscimo
d) expansão, decréscimo, compressão, aumento
e) expansão, decréscimo, compressão, decréscimo

Resposta:


07. (UEL) As substâncias nitrogenadas excretadas pelos animais provêm principalmente da degradação de proteínas ingeridas nos alimentos e podem ser eliminadas como amônia, uréia ou ácido úrico. O tipo de excreta nitrogenado está diretamente relacionado com a disponibilidade de água no ambiente em que o animal vive. Assinale a alternativa que contém a seqüência correta do principal tipo de excreta nitrogenado produzido respectivamente pelos animais relacionados abaixo.

1) peixes     2) aves     3) girinos     4) insetos     5) anfíbios adultos

a) amônia, uréia, ácido úrico, amônia e ácido Cinco.
b) uréia, amônia, uréia, ácido úrico e uréia.
c) amônia. ácido úrico, amônia, ácido úrico e uréia.
d) ácido úrico, amônia, amônia, uréia e amônia.
e) uréia, ácido úrico, amônia, amônia e uréia.

Resposta:

08. (UEM) A manutenção de um meio interno constante é fundamental para a sobrevivência de todos os organismos. A excreção é o principal mecanismo homeostático e, portanto, varia conforme o ambiente de vida do animal. Em relação a este tema, assinale a alternativa correta.

a) Nos anelídeos e moluscos, os órgãos excretores filtram as excretes do liquido celomático, enquanto que em artrópodes os órgãos excretores filtram o sangue.
b) Os insetos excretam amônia, sendo esta uma importante característica para a vida em ambiente terrestre, pois a amônia é muito tóxica quando dissolvida em água.
c) Os mamíferos são animais ureotélicos, isto é, são capazes de armazenar grânulos de uréia, os que propiciam a vida em ambiente terrestre.
d) Os platelmintos só vivem em água doce porque dela dependem para o correto funcionamento das células-fama, que constituem seu sistema excretor.
e) Peixes de água doce necessitam ingerir muita água e eliminar pouca uréia para se tornarem isosmóticos com o meio externo.

Resposta:


09. (UFPEL) A digestão, nos seres humanos, envolve processos físicos e químicos. O físico envolve a trituração e o transporte dos alimentos e o químico, a transformação dos alimentos em seus constituintes, por enzimas digestivas. Ambos os processos trabalham em conjunto para que, no final da digestão, possa ocorrer a absorção dos constituintes químicos e sua condução para os diferentes órgãos do nosso corpo, a fim de haver a manutenção do metabolismo.
O sistema digestório envolve diversos órgãos que podem apresentar diferentes funções: trituração, transporte, quebra enzimática, absorção.
Com base nos textos e no esquema ao lado, é INCORRETO afirmar que
a) na boca (E) inicia o processo físico, como a trituração do alimento pelos dentes, e também o processo químico, realizado pelas enzimas produzidas pelas glândulas salivares (A).
b) o órgão B é o fígado; ele produz a bile, que fica armazenada na vesícula biliar (C). A bile é rica em ácido clorídrico, por isso, mantém o pH ácido do intestino delgado, fato muito importante para a atuação das enzimas digestivas.
c) o órgão G é o pâncreas, que produz uma variedade muito grande de enzimas as quais formam o suco pancreático. Entre essas enzimas, estão a amilase, a tripsina e a lípase.
d) o órgão F, em humanos, é o estomago; nos animais ruminantes, o estômago verdadeiro (abomaso) é precedido por outros compartimentos: o rumem ou pança, o retículo e o omaso.
e) nos órgãos D e H, ocorre a etapa final da digestão. Esses órgãos são importantes na absorção de nutrientes e água.

Resposta:


10. (UEL) Considere as listas a seguir referentes a estruturas e funções do sistema excretor humano.
I. néfron
II. bexiga
III. uretra
IV. ureter
a. condução de urina para o meio externo
b. produção de urina
c. armazenamento de urina
d. condução de urina até o órgão armazenador
Assinale a alternativa que associa corretamente cada estrutura à sua função.

a) Ia, IIb, IIIc, IVd
b) Ib, IIc, IIIa, IVd
c) Ib, IId, IIIc, IVa
d) Ic, IIa, IIId, IVb
e) Id, IIc, IIIb, IVa

Resposta:


11.(MACKENZIE) O ADH é um hormônio secretado pela _____, responsável pela osmorregulação. A ingestão de bastante água _____ a produção desse hormônio, _____ a eliminação de urina.
Assinale a alternativa que preenche correta e ordenadamente os espaços.

a) hipófise - inibe - aumentando
b) supra-renal - estimula - diminuindo
c) hipófise - estimula - diminuindo
d) tireóide - inibe - diminuindo
e) pâncreas - inibe - aumentando.

Resposta:


12. (UFPI) Há uma relação direta entre a eliminação de urina e o volume de líquidos corporais, tanto intersticiais quanto do próprio plasma. Quando a concentração do sangue circulante aumenta, como em caso de grande perda de água, é correto afirmar que:

a) a urina torna-se mais diluída.
b) há aumento da produção do hormônio secretina.
c) a hipófise não libera o hormônio antidiurético (ADH).
d) as células dos túbulos renais ficam menos permeáveis à água.
e) há maior reabsorção de água do filtrado glomerular.


Resposta:


13. ((FUVEST) Enzimas que atuam em pH alcalino sobre gorduras, em pH neutro sobre carboidratos e em pH ácido sobre proteínas podem ser encontradas, respectivamente:

a) no pâncreas, na boca e no estômago.
b) no pâncreas, na vesícula biliar e no estômago
c) na vesícula biliar, na boca e no duodeno.
d) na boca, no pâncreas e no estômago.
e) no pâncreas, na boca e no duodeno.

Resposta:


14. (PUC-CAMP) Considere o seguinte texto:

"... o órgão responsável pela digestão (...) acha-se escondido na profundidade de nosso abdômen, bem protegido, colado na parede lá atrás (...) uma pequena massa que pesa menos de 100 g, mas constitui um laboratório maravilhoso (...) seus sucos são tão poderosos que são capazes de atacar qualquer tipo de comida (...)"
O órgão, a que o texto se refere, é

a) o intestino delgado.
b) a vesícula biliar.
c) o estômago.
d) o pâncreas.
e) o fígado.

Resposta:



15. (PUC-PR) Na aula de Biologia, o professor pediu a seus alunos que analisassem a seguinte afirmação relativa à fisiologia da digestão:

"A pepsina e a tripsina são enzimas proteolíticas produzidas no estômago e atuam preferencialmente em meio ácido".

Essa afirmação

a) esta correta.
b) está incorreta, já que as duas enzimas não são proteolíticas.
c) está incorreta, já que as duas enzimas atuam preferencialmente em meio alcalino.
d) está incorreta, já que apenas a pepsina é produzida no estômago e atua preferencialmente em meio ácido.
e) está incorreta, já que apenas a tripsina é produzida no estômago e atua preferencialmente em meio ácido.

Resposta:

Nenhum comentário: