terça-feira, 17 de julho de 2012

Revisão 1° Semestre



BACTERIAS (UNICAMP) Doenças graves como o botulismo, a lepra, a meningite, o tétano e a febre maculosa são causadas por bactérias. As bactérias, no entanto, podem ser úteis em tecnologias que empregam a manipulação de DNA, funcionando como verdadeiras “fábricas” de medicamentos como a insulina.
a) Explique como a bactéria pode ser utilizada para a produção de medicamentos.
b) O botulismo e o tétano decorrem da ação de toxinas produzidas por bactérias que são adquiridas de diferentes formas pelos seres humanos. Como pode ocorrer a contaminação por essas bactérias?  

a) Segmentos de DNA com informação para produzir determinado polipeptídeo (medicamento) podem ser inseridos no plasmídio de bactérias, constituindo um DNA recombinante. Essas bactérias passam, então, por várias divisões celulares, aumentando a quantidade de material genético com informação para sintetizar determinado fármaco. Esse segmento de DNA começa  a transcrever, produzindo RNAm para sintetizar o polipeptídeo.
b) O botulismo é contraído ao se ingerir enlatados mal conservados, salsichas, bolinhos de carne, camarão contaminados. O tétano é contraído quando se tem ferimentos profundos na pele, que entrem em contato com terra ou com objeto contaminado com esporos da bactéria.  

ZOO.(Vunesp-SP) 0 mal de Chagas é uma doença que afeta grande número de pessoas em áreas rurais do Brasil. Sobre essa doença, responda as seguintes questões: 
a) Como essas pessoas são infectadas?
b) Qual o agente transmissor?
c) Qual órgão do corpo é afetado pelo agente patogênico?
d) Qual a medida profilática para erradicar a doença? 
a) As pessoas são infectadas por meio das fezes que o percevejo barbeiro (triatomídeo) deposita na pele da pessoa, ao picá-la para sugar o sangue. Ao coçar, o indivíduo transfere o protozoário que se encontrava nas fezes do inseto para as lesões na pele, permitindo que ele atinja a corrente sanguínea. 
b) O agente transmissor é o inseto Trypanosoma cruzi (percevejo), conhecido como barbeiro, chupança, procotó ou bicho-de-parede.
c) O agente patogênico pode atingir vários órgãos (como fígado, intestino (colo), esôfago, entre outros), mas afeta, principalmente, o coração.
d) Deve-se combater o percevejo barbeiro com inseticidas, tratar os doentes, substituir as casas de pau-a-pique por alvenaria (sem esconderijos para o inseto), usar cortinados de filó sobre as camas, além de portas e janelas protegidas por telas e ter cuidado com as transfusões de sangue.

ZOO (UNICAMP) Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio terrestre. Provavelmente surgiram de peixes crossopterígeos que eventualmente saíam da água à procura de insetos. Antes de ganharem o meio terrestre,  esses ancestrais dos anfíbios passaram por modificações em sua estrutura e em sua fisiologia.
a) Mencione duas modificações importantes nessa transição.


b) Os anfíbios são classificados em três ordens: Gymnophiona ou Apoda (cobras cegas), Urodela (salamandras) e Anura (sapos, rãs e pererecas). Mencione uma característica exclusiva de cada uma delas.
a) Desenvolvimento dos pulmões para utilizar o oxigênio do ar, adaptação da epiderme com glândulas capazes de manter a pele constantemente úmida, desenvolvimento de membros para locomoção.
b) Apoda: ausência de membros locomotores, corpo cilíndrico, olho vestigial. Urodela: cauda desenvolvida. Anura: sem cauda, membros posteriores adaptados para o salto.

CITO(FUVEST)Os acidentes em que as pessoas são “queimadas” por cnidários ocorrem com frequência no litoral brasileiro. Esses animais possuem cnidoblastos ou cnidócitos, células que produzem uma substância tóxica, que é composta por várias enzimas e fica armazenada em organelas chamadas nematocistos.
Os cnidários utilizam essa substância tóxica para sua defesa e a captura de presas.
a) Em que organela (s) do cnidoblasto ocorre a síntese das enzimas componentes da substância tóxica?
b) Após a captura da presa pelo cnidário, como ocorrem sua digestão e a distribuição de nutrientes para as células do corpo do animal?
a) As enzimas são proteínas sintetizadas nos ribossomos.
b) As presas são digeridas na cavidade gastrovascular, por via enzimática (digestão extracelular), e no interior das células, por atividade de enzimas lisossômicas (digestão intracelular). A distribuição do alimento se faz por difusão de célula para célula, uma vez que esses animais não possuem tecidos condutores (vasculares).

EMBRIO (UFPR) "As células-tronco embrionárias (TE) são obtidas da porção de um embrião em um estágio muito inicial, que daria origem a todo o corpo de um organismo (...) Nesse estágio, o embrião é uma bola oca, chamada de blastocisto, formada por uma massa celular externa que, na gravidez, viria a formar a placenta, e por uma massa celular interna (MCI), que se tornaria o feto (...) A fim de criar linhas de célula TE, cientistas removem a massa celular interna de um blastocisto criado em laboratório, normalmente remanescente de uma tentativa de fertilização in vitro (...) Uma vez que as células TE surgem nesse estágio primordial, elas mantêm a capacidade 'pluripotente' de formar qualquer tipo de célula de um organismo." (Scientific American, jul. 2004.)

I. Segundo o texto, qual é a região do embrião e qual o estágio do desenvolvimento embrionário utilizados para obtenção de células TE?
II. Qual é a principal justificativa para a coleta de células TE em um estágio tão inicial da embriogênese?
III. Por que razão a massa celular externa não poderia ser empregada para gerar células TE?

I. As células-tronco foram retiradas da região do embrioblasto. O estágio do desenvolvimento embrionário é a blástula.
II. As células-tronco dessa fase do desenvolvimento embrionário são capazes de se diferenciar em todos os tipos de células de um organismo.
III. As células da massa externa correspondem ao trofoblasto, o qual vai interagir com as células do endométrio (mãe) e formar a placenta.

BOTÂNICA(UFMG) Observe as figuras A, B, e C, referentes a grupos vegetais nos quais algumas estruturas foram indicadas por números. 


Com relação as figuras cite o que se pede.

a) Cite as funções das estruturas um e dois. 
Cite a(s) figura(s) que correspondem à fase esporofítica

b) Cite o(s) grupo(s) que apresenta(m), durante o seu desenvolvimento, a estrutura apontada pela seta 8 na figura D. Cite o número de cromossomos da estrutura indicada pela seta 8, considerando-se que a espécie apresenta 2n=60.
O tipo de reprodução que origina a estrutura indicada pela seta 8.

c) Cite a função das estruturas indicadas por três.
Cite a principal condição ambiental que favorece a proliferação dos grupos A e B em um jardim.
a) A estrutura um é o gametófito - fase duradoura e verde que produz gametas por mitose. A estrutura dois são os rizóides, estrutura com função de absorção de água e sais minerais. O esporófito está representado nas figuras C e D.

b) A estrutura apontada pela seta oito é um esporo, estrutura produzida por meiose na reprodução assexuada de briófitas e pteridófitas. Os esporos são estruturas haplóides. Sendo o número 2n de cromossomos da espécie igual a sessenta, assim os esporos possuem trinta cromossomos. Os esporos são formados por meiose.

c) A seta três indica os gametângios, estruturas produtoras de gametas de uma Marchantia (briófitas). A e B indicam exemplos de briófitas - vegetais que precisam de umidade e sombra para se desenvolver satisfatoriamente

MIT/MEI A figura abaixo mostra um corte histológico de um tecido vegetal em que estão assinaladas células em diferentes momentos do ciclo celular.

a) Em algumas das células mostradas na figura é esperado encontrar atividades de síntese de RNA mensageiro. Em qual das células, numeradas de 1 a 3, deve ocorrer maior atividade de síntese desse ácido nucleico? Justifique indicando a característica da célula que permitiu a identificação.
b) O que faz com que, em mitose, ocorra a separação das cromátides irmãs de forma equitativa para os polos das células? Indique em qual das células numeradas na figura está ocorrendo essa separação.

CITOLOGIA (UNICAMP 2012) As funções das células estão relacionadas com sua estrutura e com sua atividade metabólica. Apresenta-se abaixo uma tabela em que estão discriminadas, em porcentagens, as extensões de membranas de algumas organelas de duas células, A e B, provenientes de dois órgãos diferentes.

a) Compare os dados das células A e B e indique em qual delas predomina a atividade de destoxificação e em qual predomina a atividade de secreção. Justifique.
b) Experimentos bioquímicos realizados com os dois tipos celulares mostraram que a célula A apresentava metabolismo energético mais elevado do que o da célula B. Como o resultado desses experimentos pode ser confirmado a partir dos dados fornecidos pela tabela?
Resolução
a) A célula A é aquela na qual predomina a atividade de destoxificação por apresentar maior extensão de membranas do retículo endoplasmático liso. Essa organela citoplasmática contém em suas membranas enzimas envolvidas no processo de neutralização de substâncias nocivas às células. A célula B apresenta atividade secretora mais elevada por possuir um retículo endoplasmático rugoso amplo e maior extensão de membranas do complexo de Golgi.
b) A célula A apresenta metabolismo energético mais elevado do que o da célula B porque possui maior extensão de membranas internas de mitocôndrias. Nessas membranas, ocorre o processo de síntese da maior quantidade de ATP produzido pela célula.

CITOLOGIA(FMJ 2009) O complexo golgiense é uma organela muito abundante nas célulassecretoras. Sua função está ligada à concentração, modificação e eliminação dessas secreções. Para que isso ocorra, as faces cis e trans dessa organela ficam ativas.
a) Explique a relação entre o complexo golgiense e os lisossomos e o papel deles no interior da célula.
b) Explique como as faces do complexo golgiense atuam no processo de secreção celular
a) O complexo de golgi origina os lisossomos, que são responsáveis pela digestão intracelular.
b) A face cis (ou face de entrada) e a face trans (face de transporte) . As duas faces estão estreitamente conectadas a compartimentos especiais, que são compostos por uma rede de estruturas tubulares e em forma de cisternas interconectadas. Proteínas e lipídeos entram na rede de Golgi cis, em vesículas de transporte, a partir do RE e saem na rede de Golgi trans em vesículas de transporte destinadas a superfície celular ou outro compartimento.

DOENÇAS(UNICAMP 2012) A malária é a principal parasitose dos países tropicais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há mais de 200 milhões de casos de malária a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. Até hoje, a principal forma de combate à malária consiste no controle do vetor de seu agente etiológico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de células inteiras do agente causador da malária, depois de submetidas a uma dose letal de radiação γ, deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos.
a) Qual é o agente causador da malária? E qual é o seu vetor?
b) Qual é a importância do tratamento das células dos agentes causadores da malária com dosagem letal de radiação? Como células mortas podem agir como vacina?

Resolução
a) O agente etiológico da malária é um protoctista. Exemplos: Plasmodium falciparum, Plasmodium vivax, Plasmodium ovale e Plasmodium malariae. O vetor é o mosquito prego, fêmea do Anopheles sp.
b) O tratamento das células do protoctista com dosagem letal de radiação é para que ele seja destruído. Células mortas atuam como antígeno, induzindo no receptor a produção de anticorpos correspondentes, bem como a formação das células de memória imunológica.

DOENÇAS/SIST. NERV.(UFTM 2012) O botox®, ou toxina botulínica, é um composto produzido por uma bactéria anaeróbia e utilizado em tratamentos estéticos, em  pequenas doses, para suavizar as marcas causadas pelas contrações musculares na face ao longo do tempo. Ao ser aplicada no rosto, a toxina bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que leva mensagens elétricas do cérebro aos músculos faciais.
(www.bbc.co.uk/portuguese)

a) Botulismo é a doença causada pela bactéria de onde foi retirada a toxina botulínica para produzir o botox® e ela é adquirida normalmente por ingestão de alimento. O alimento contaminado geralmente é o enlatado. Por que esse é um dos ambientes em que se pode encontrar a bactéria botulínica?
b) Explique o que ocorreria no interior da fibra muscular caso houvesse a liberação de acetilcolina.

a) O botulismo é uma doença originada através da bactéria Clostridium botulinum, obrigatoriamente anaeróbia, portanto é comumente encontrada em alimentos enlatados (a vácuo) ou em locais com ausência de oxigênio.
b) Em cada terminação nervosa, o nervo secreta uma pequena quantidade de substância neurotransmissora, a acetilcolina. Essa acetilcolina atua sobre uma área localizada na membrana da fibra muscular, abrindo numerosos canais acetilcolina-dependentes dentro de moléculas proteicas na membrana da fibra muscular. O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, onde o faz com que o retículo sarcoplasmático libere para as miofibrilas grande quantidade de íons cálcio, que estavam armazenados no interior do retículo sarcoplasmático, produzindo assim o processo contrátil, através dos filamentos de actina e miosina.

DOENÇAS(PUC-CAMP 2008) Dengue, leishmaniose e malária são doenças transmitidas por mosquitos. Nos três casos, os mosquitos, ao picarem indivíduos doentes, tornam-se infectados, respectivamente, por
(A) vírus, bactéria e protozoário.
(B) bactéria, vírus e protozoário.
(C) protozoário, bactéria e vírus.
(D) vírus, protozoário e protozoário.
(E) protozoário, vírus e vírus.

DNA/RNA (UERJ 2012)O esquema abaixo representa o mecanismo de biossíntese proteica em um trecho de DNA de uma célula eucariota. Observe que sua hélice inferior será transcrita e que as bases nitrogenadas, em destaque, compõem um íntron, a ser removido no processamento do pró-RNAm.

Identifique a sequência de bases que irá compor o trecho de RNA mensageiro a ser traduzido em proteína e determine o número de aminoácidos a serem introduzidos na proteína nascente.
Resolução:
Sequência:  A-U-G-G-A-A-A-A-A-U-A-C
Número de aminoácidos: 4

DNA/RNA (UNICAMP 2012)Os esquemas I e  II abaixo mostram as etapas da expressão gênica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto.

a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II?
b) A remoção diferencial de íntrons do RNA mensageiro pode resultar na produção de diferentes peptídeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoção de íntrons? Explique por que a remoção diferencial de introns pode acarretar a produção de diferentes peptídeos.


Resolução
a) O esquema II refere-se à expressão gênica de eucariotos. Em procariotos, os genes são contínuos, não ocorrendo íntrons, isto é, segmentos não codificantes no DNA. Em procariotos, as etapas de transcrição (1) e tradução (2) ocorrem no citoplasma. Nos eucariotos, a transcrição (3) ocorre no núcleo e a tradução (5), no citoplasma.
b) A remoção dos íntrons ocorre na etapa 4. A remoção diferencial dos íntrons e consequente agru pamento dos éxons (regiões codificantes) resultam em diferentes tipos de moléculas de RNA mensageiro e, portanto, na síntese de proteínas distintas.

DNA/RNA (UNESP 2012) Em um laboratório, um pesquisador aqueceu um segmento de dupla fita de DNA de modo que obteve duas fitas simples complementares. Ao sequenciar uma dessas fitas, encontrou a relação (A + G)/(T + C) = 0,5, ou seja, o número de adeninas somado ao número de guaninas, quando dividido pelo número de timinas somado ao número de citosinas, resultou em 0,5.
Em função dessas informações, pode-se afirmar que o aquecimento foi necessário para romper as ...................................... e que a relação (A + G)/(T + C) na fita complementar foi de ...................................................... .
As lacunas são preenchidas correta e respectivamente por:
(A) pontes de hidrogênio e 0,5.
(B) pontes de hidrogênio e 1,0.
(C) pontes de hidrogênio e 2,0.
(D) ligações fosfodiéster e 1,0.
(E) ligações fosfodiéster e 2,0.

 A molécula de DNA é constituída por duas fitas complementares de nucleotídeos unidas entre si por pontes de hidrogênio, que são sempre estruturadas entre os pares de bases Adenina e Timina (A - T) e Citosina e Guanina (C - G). Para obter duas fitas simples de DNA o pesquisador, através do aquecimento, promoveu o rompimento destas pontes.
Como o número de adeninas é igual ao de timinas e o de guaninas é o mesmo de citosinas na molécula integra de DNA, podemos inferir, a partir da relação verificada pelo pesquisador numa fita (A + G)/(T + C) = 0,5 que na fita complementar esta relação será igual a 2,0.

 Logo, na fita complementar a relação (A + G)/(T + C) = 10 + 10/ 5 + 5 = 2,0.

DIV. CEL.(UNIFESP 2012) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas.
a) Explique o que é crossing over e sua importância para as espécies.
b) Considerando que a maioria das células de um organismo realiza divisão celular mitótica para se multiplicar, justifique o fato de as células reprodutivas realizarem a meiose.
Resolução
a) Crossing-over é a troca de segmentos entre cromos somos homólogos. O processo é importante por aumentar, com a troca gênica, a variabilidade da espécie.
b) As células reprodutivas realizam a meiose com a finalidade de produzir gametas n. A união de 2 gametas n restabelece o número cromossômico 2n da espécie.

DIV. CEL.(UFSC 2011) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
O ciclo celular é dividido em duas etapas: Divisão Celular e Interfase. Nesta última etapa (Interfase), subdividida em G1 – S – G2, a célula realiza seu metabolismo e se prepara, quando necessário, para a etapa da divisão celular.

01. O tempo que as células permanecem na etapa chamada de Interfase é o mesmo entre os diferentes tipos celulares.
02. No período do desenvolvimento embrionário, o ciclo celular compreende etapas de Interfases longas e etapas de divisões celulares rápidas.
04. Na fase S da Interfase ocorre o processo de duplicação do DNA.
08. Durante a Interfase o DNA está em plena atividade, formando o RNA com as informações para a síntese proteica.
16. Em G2 a quantidade de DNA é a mesma que em G1.
32. A frequência com que as células entram em divisão celular varia com o tipo e o estado fisiológico de cada uma delas.
64. Na etapa chamada de  divisão celular, pode ocorrer tanto a mitose como a meiose, em qualquer célula do corpo humano
 04 + 08 + 32 = 44

DIV. CEL.(PUC-CAMP 2009) A radiação UV-B causa mutações no DNA. Se uma célula sofrer uma mutação que impede a organização das fibras do fuso mitótico, o processo de divisão celular será interrompido na fase de
(A) intérfase, G1.
(B) intérfase, G2.
(C) citocinese.
(D) metáfase.
(E) anáfase.

C. NITROG.(UFSC 2011) O esquema abaixo mostra de maneira simplificada o ciclo do nitrogênio na natureza. As letras A,  B, C, D e E indicam processos metabólicos que ocorrem neste ciclo.


Sobre este ciclo, é CORRETO afirmar que:
01. o processo mostrado em A é realizado somente por bactérias simbiontes que vivem no interior das raízes de leguminosas.
02. as mesmas bactérias que realizam o processo A, realizam os processos D e E.
04. o esquema mostra que produtos nitrogenados originados de animais ou vegetais podem ser reaproveitados no ciclo.
08. o processo mostrado em D constitui uma etapa fundamental no ciclo, chamada de fixação do nitrogênio.
16. as plantas podem se utilizar diretamente da amônia e não dependem do processo que ocorre em C para obter os produtos nitrogenados.
32. o processo mostrado em E indica que os animais excretam a amônia.
64. o  nitrogênio é  importante  para  os  seres vivos, pois entra na composição molecular dos aminoácidos e dos ácidos nucleicos.
04 + 64 = 68

BIOENERGÉTICA(UERJ 2011) O monóxido de carbono é um gás que, ao se ligar à enzima citocromo C oxidase, inibe a etapa final da cadeia mitocondrial de transporte de elétrons. Considere uma preparação de células musculares à qual se adicionou monóxido de carbono. Para medir a capacidade de oxidação mitocondrial, avaliou-se, antes e depois da adição do gás, o consumo de ácido cítrico pelo ciclo de Krebs.
Indique o que ocorre com o consumo de ácido cítrico pelo ciclo de Krebs nas mitocôndrias
dessas células após a adição do monóxido de carbono. Justifique sua resposta.



EVO / DEVO (FUVEST 2012) O diagrama abaixo representa uma das hipóteses sobre a evolução dos animais metazoários. Nele, os retângulos com os números I, II, III e IV correspondem ao surgimento de novas características morfológicas. Isso significa que os grupos de animais situados acima desses retângulos são portadores da característica correspondente.

a) Liste as características morfológicas que correspondem, respectivamente, aos retângulos com os números I, II, III e IV.
b) Ordene as seguintes características dos cordados, de acordo com seu surgimento na história evolutiva do grupo, da mais antiga à mais recente: pulmões, ovo amniótico, coluna vertebral, endotermia, cérebro.
Resolução
a) I) tecido verdadeiro
II) três folhetos germinativos (triblásticos)
III) deuterostômios enterocelomados
IV) metameria (segmentação)
b) Cérebro – coluna vertebral – pulmões – ovo - amniótico – endotermia


ECOLOGIA(UNICAMP 2010) Os seres vivos têm níveis de organização acima do organismo, e a Ecologia é a área da Biologia que estuda as relações entre os organismos e destes com o ambiente em que vivem. Dentre os vários níveis de organização podem ser citados a População, a Comunidade e o Ecossistema.
a) As figuras abaixo representam a biomassa de níveis tróficos em dois tipos de ecossistemas. Relacione cada uma das figuras com um ecossistema. Justifique.
b) Explique como o dióxido de enxofre (SO2), liberado na atmosfera por diversas indústrias, pode afetar as populações dos diferentes níveis tróficos da pirâmide A.




Questões desafio.
Bactérias do solo que na ausência de oxigênio atmosférico usam o nitrato para oxidar compostos orgânicos e produzir energia.
a) Clostridium sp.
b) Azotobacter e Nitrosolobus
c) Nitrosomonas e Nitrosolobus
d) Pseudomonas denitrificans
e) Nitrobacter e Azotobacter

Os primeiros mamíferos surgiram antes das aves, no peridodo Triássico, de um grupo de répteis chamados:
a) Arqueóopterix
b) Ictiossauros
c) Terapsidas
d) Plessiossauros
e) Crossopterígeos

O crossing-over ou permutação ocorre na seguinte subfase da prófase I da meiose:
a) paquíteno
b) leptóteno
c) diplóteno
d) zigóteno
e) diacinese

Relação à evolução das plantas, é correto afirmar que:
a) os vegetais com sementes e pólen desenvolveram-se no Carbonífero e se diversificaram no Devoniano.
b) os primeiros bosques surgiram no período Devoniano, sendo compostos de ancestrais dos musgos e das samambaias.
c) as primeiras plantas vasculares foram as psilófitas, cujos fósseis datam do Permiano.
d) as angiospermas surgiram no Paleoceno e dominam o ambiente terrestre até hoje.
e) no Permiano, surgiram as algas verdes que deram origem às primeiras plantas terrestres.

São alimentos ricos em manganês:
a) frutas, verduras, ovos e leite.
b) cereais, hortaliças e frutas.
c) hortaliças de folhas verdes, gema de ovo, leite e cereais.
d) hortaliças de folhas verdes, frutas, leite e soja.
e) frutas, verduras e gema de ovo.

De acordo com a postura na locomoção, os mamíferos que se apoiam na ponta dos dedos (gato, cachorro) e os que se apoiam em toda a planta do pé (urso, homem) são classificados, respectivamente, como:
a) ungulígrados e digitígrados
b) digitígrados e ungulígrados
c) ungulígrados e plantígrados
d) plantígrados e ungulígrados
e) digitígrados e plantígrados

Mata formada por vários tipos de palmeiras: babaçu, carnaúba, oiticica e buriti.
a) mata dos cocais
b) mata de araucária
c) mata dos pampas
d) cerrado
e) caatinga

Os primeiros animais invertebrados a conquistar a terra, o que ocorreu no período Siluriano, foram os:
a) moluscos
b) anelídeos
c) artrópodes
d) equinodermas
e) cnidários

São considerados polissacarídeos nitrogenados:
a) as gorduras e os óleos
b) a celulose, o glicogênio e o amido
c) os glicerídios, os cerídios e os fosfolipídios
d) a sacarose, a lactose e maltose
e) a quitina e o ácido hialurônico

 O crescimento do ser vivo se faz pela multiplicação de células no interior do corpo, sendo chamado crescimento por:
a) intuscepção
b) deposição
c) aposição
d) intuscepção ou deposição
e) aposição ou deposição

As diatomáceas, algas microscópicas que contribuem para a diminuição do efeito estufa, se classificam como:
a) clorófitas
b) cianófitas
c) euglenófitas
d) crisófitas
e) pirrófitas

Os vertebrados aquáticos classificados como condrictes têm como características, EXCETO:
a) possuem esqueleto cartilaginoso com vestígios de notocorda nos espaços entre as vértebras
b) possuem nadadeiras ímpares, as peitorais e as pélvicas
c) a epiderme possui glândulas produtoras de muco e escamas
d) apresentam estômago, intestino com válvula espiral, pâncreas e fígado
e) não possuem opérculo, à exceção das quimeras

Relacione o processo evolutivo das plantas aos respectivos períodos:
I – surgimento das angiospermas, que dominam o ambiente terrestre até hoje
II – desenvolvimento dos vegetais com sementes e pólen
III – surgimento das primeiras plantas vasculares
Os períodos correspondentes são:
a) I – jurássico; II – triássico e III – siluriano
b) I – cretáceo; II – ordoviciano e III – permiano
c) I – cretáceo; II – devoniano e III – siluriano
d) I – carbonífero; II – devoniano e III – siluriano
e) I – carbonífero; II – ordoviciano e III – permiano

Em relação aos glicídios, são feitas as seguintes afirmativas:
I – Têm função energética, compõem algumas estruturas dos seres vivos, como o revestimento das células e dos ácidos nucléicos, e participam de substâncias existentes entre as células de um tecido.
II – Os glicerídios são os glicídios mais comumente encontrados nos alimentos, sendo formados pelo glicerol e três moléculas de ácidos graxos.
III – A quitina e o ácido hialurônico são dissacarídeos nitrogenados presentes nos esqueletos dos insetos e nos tecidos animais, respectivamente.
Está(ão) correta(s):
a) apenas a afirmativa III
b) as afirmativas I e II
c) as afirmativas I, II e III
d) as afirmativas II e III
e) apenas a afirmativa I
A partenogênese das abelhas produz apenas machos e a do pulgão das videiras, no outono, as fêmeas produzem machos e fêmeas. Estas partenogêneses são chamadas, respectivamente, de:
a) arrenótoca e telítoca
b) telítoca e deuterótoca
c) haplóide e diplóide
d) arrenótoca e deuterótoca
e) diplóide e haploide

Em relação aos cromossomos, podemos afirmar que:
a) cada cromossomo é formado por um filamento de cromatina, dobrado várias vezes sobre si mesmo, e cada filamento deste é constituído de RNA, DNA e proteínas.
b) Apresentam um estrangulamento chamado centrômero, no qual há um disco de proteína, o cinetócoro, ao qual se prendem os filamentos do fuso acromático durante a divisão celular.
c) possuem regiões chamadas constricções primárias, nas quais o RNA é sintetizado.
d) antes da divisão celular, cada cromossomo se divide em dois filamentos chamados cromátides-irmãs.
e) quanto ao posicionamento do centrômero, na espécie humana temos apenas cromossomos metacêntricos, acrocêntricos e telocêntricos.

As quimeras são peixes que vivem em águas profundas e alimentam-se de invertebrados. Possuem esqueleto cartilaginoso, a pele do adulto não tem escamas e as fendas branquiais são cobertas por um opérculo carnoso. Elas pertencem à:
a) Classe Chondrichtyes, sub classe Holocephali
b) Classe Agnatha
c) Classe Chondrichtyes, sub classe Elasmobranchii
d) Classe Osteichtyes, sub classe Sarcopterygii
e) Classe Osteichtyes, sub classe Actinopterygii

Com a extinção dos dinossauros, duas novas classes de vertebrados, que já existiam durante a era Mesozóica, espalharam-se pelo planeta:
a) os peixes e os anfíbios
b) os anfíbios e os répteis
c) os répteis e as aves
d) as aves e os mamíferos
e) os répteis e os mamíferos

As espécies terrestres tendem a se estabelecer em determinadas áreas e formar as regiões faunísticas. A região neártica abriga:
a) cabras, lebres, lemingues, coiotes, ursos e diversas aves
b) esquilos, veados, toupeiras, macacos, cucos e cegonhas
c) rinocerontes, tigres, gibões, búfalos, galos silvestres e cobras
d) búfalos, rinocerontes, avestruzes, crocodilos e muitas espécies de cobras
e) ornitorrincos, equidnas, marsupiais, morcegos, papagaios, quivis e tuataras

Na classificação atual, o camarão e o tatuí estão incluídos nas seguintes ordens, respectivamente:
a) Branchiopoda e Isopoda
b) Branchiopoda e Copepoda
c) Isopoda e Copepoda
d) Decapoda e Branchiopoda
e) Decapoda e Isopoda

Nenhum comentário: