domingo, 24 de junho de 2012

Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia é cancelado


O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi cancelado na manhã deste domingo (24). O comunicado foi feito pelo reitor Alfredo Júlio. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o motivo foi o vazamento de algumas questões da primeira e segunda etapas. Uma estudante que estava prestando Medicina foi detida e confessou o crime e um funcionário da universidade, também suspeito de envolvimento no caso, ainda não foi encontrado.
O caso foi descoberto por meio de uma denúncia feita por um curso preparatório de vestibular ao Ministério Público (MP) no dia 6 de junho, logo após a primeira fase do vestibular, que foi realizada nos dias 3 e 4 do mesmo mês. Contudo, o Ministério Público optou por aguardar a segunda fase, onde de fato ocorreu a constatação da fraude. Diante disso, a Polícia Federal (PF) foi acionada e, neste sábado (23), cumpriu mandado de busca e apreensão na casa da candidata ao vestibular. Em depoimento ela confessou o esquema. Na residência dela foram encontradas diversas questões da segunda fase do processo seletivo. Se os suspeitos de envolvimento forem condenados, a punição para este tipo de crime é de um a quatro anos de reclusão.
Em nota enviada à imprensa, o reitor da UFU, Alfredo Julio Fernandes Neto, e equipe disseram lamentar o ocorrido e que estão colaborando com a Polícia Federal de forma a preservar o nome e lisura das ações da UFU. E a Diretoria de Processos Seletivos (DIRPS/UFU) informou que todos estão reunidos neste momento para definir a data do novo edital. (Confira a íntegra da nota abaixo).
Mateus Silvério saiu de Uberaba para vestibular em Uberlândia (Foto: Palmira Ribeiro/G1)Mateus Silvério saiu de Uberaba para vestibular
em Uberlândia (Foto: Palmira Ribeiro/G1)
O estudante de 17 anos, Mateus Silvério, saiu de Uberaba para Uberlândia para fazer a prova da segunda fase neste fim de semana. Ele disse que está decepcionado com a notícia. “Estou prestando para Artes Cênicas e meu chefe libera para a gente fazer prova fora da cidade apenas uma vez no ano. Ou seja, só no ano que vem para eu tentar de novo. Até porque se resolverem fazer outra prova da segunda fase não terei liberação do trabalho. É decepcionante. A gente se empenha e por causa do erro de algumas pessoas a gente tem que pagar”, disse. Após a informação Matheus Silvério disse que vai para a porta da universidade com a família em busca de explicações.
Para a UFU este é um caso isolado. Em toda a história da universidade, nunca a instituição teve o vestibular cancelado. Segundo a universidade, para se realizar um processo seletivo, são gastos cerca de R$1 milhão.
A primeira etapa do vestibular 2012 foi realizada nos dias 3 e 4 de junho nas cidades de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba, em Minas Gerais e em Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). Participaram desta etapa 17.548 candidatos para 1.523 vagas nos 43 cursos. Para a segunda etapa foram aprovados 4.548 candidatos, que fariam as provas em Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.

Nenhum comentário: