quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sistema Respiratório

01. (FUVEST) Observe o esquema;
Identifique:

a) o sistema representado no esquema.
b) os órgãos apontados pelas setas de um a quatro.
c) o detalhe representado em cinco.
d) o local das trocas gasosas.



Sugestão de Resposta:





02. (UFF-RJ) Descreva o caminho que o ar atmosférico percorre no aparelho respiratório humano, citando seus segmentos anatômicos e explicando a diferença na composição do ar inspirado e expirado.


Sugestão de Resposta: 





03. (VUNESP) Com relação á respiração dos mamíferos, responda:

a) Cite a seqüência correta e ordenada das estruturas do aparelho respiratório humano por onde passa o ar inspirado.
b) Explique o que é, e dê a função do diafragma.
c) A faringe é um órgão comum a dois sistemas orgânicos. Quais são esses sistemas?
d) O que são alvéolos pulmonares? Qual a sua função?
e) A respiração pela boca é útil quando precisamos de mais oxigênio (durante um exercício físico, por exemplo), porém é muito melhor respirarmos pelo nariz. Por quê?

Sugestão de Resposta: 





04. (UERJ) Responda as questões abaixo sobre a respiração humana.

a) De que maneira o muco secretado pela nossa traquéia protege nosso aparelho respiratório?
b) Qual a seqüência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração?
c) A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde se localizam? Qual a função de cada uma?
d) Como o oxigênio e o gás carbônico são transportados através do sangue?

Sugestão de Resposta: 





05. ((FUVEST) Que relação existe entre respiração pulmonar e respiração celular?

Sugestão de Resposta: 





06. (UFGO) "A respiração pulmonar baseia-se essencialmente no transporte de oxigênio do ar ambiental para as células e do transporte do gás carbônico das células para a atmosfera."

a) O que é feito com o oxigênio nas células?
b) Explique como se realiza o transporte de gás carbônico?
c) Quais os grupos animais que apresentam esse processo?

Sugestão de Resposta: 





07. (VUNESP) Leia atentamente o texto a seguir:

"Respirar é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Podemos variar o ritmo da respiração, como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso, e podemos conscientemente respirar mais profundamente". O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. Se a respiração é contida por muito tempo, nosso encéfalo assume o controle, enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais, instruindo-os a se contraírem. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. Durante o esforço, os músculos aumentam a produção de gás carbônico, que começa a se acumular no sangue. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões."".

Responda:

a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos?
b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório?

Sugestão de Resposta: 




08. (VUNESP) Em condições normais e encontrando-se desperta, uma pessoa pode parar de respirar na hora em que desejar fazê-lo.
A pessoa seria capaz de produzir anoxia total simplesmente parando de respirar? Justifique a sua resposta.

Sugestão de Resposta: 





09. (VUNESP) Observe a figura. Ela representa um tipo de respiração.
a) Indique um invertebrado terrestre e um vertebrado que, na fase adulta, apresentam este tipo de respiração.
b) Por que este tipo de vertebrado, na fase adulta, necessita efetuar esse tipo de respiração?


Sugestão de Resposta: 





10. ((UFV) A alta atividade orgânica dos vertebrados impõe um consumo maior de oxigênio. Para tanto, observa-se que diversos mecanismos respiratórios foram adaptados, tais como: respiração cutânea, branquial e pulmonar.

a) Qual a condição básica para que ocorra a respiração cutânea?
b) Explique o que é trocas gasosas, citandas onde e como é realizada.
c) O que provoca a entrada e a saída de ar na respiração pulmonar, sabendo-se que os pulmões não possuem movimentos ativos?

Sugestão de Resposta: 





11. (UNICAMP) Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: branquial, pulmonar, traqueal e através da superfície do corpo.

a) Quais desses sistemas captam o oxigênio dissolvido na água e quais captam o oxigênio do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão, medusa e aranha.

Sugestão de Resposta: 





12. ((UFRN) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células, que, para sobreviverem, necessitam respirar. Considerando que a função respiratória é desempenhada, em diferentes níveis, pelos pulmões e por todas as células.

a) Estabeleça uma comparação entre o processo de respiração pulmonar e o de respiração celular;
b) Esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada uma delas, por sua vez, se relaciona com o sistema respiratório.


Sugestão de Resposta: 





13. ((UNICAMP) As hemácias ou glóbulos vermelhos têm vida média de apenas 120 dias no sangue circulante. Isso significa que essas células têm que ser constantemente produzidas.

a) Em que local do organismo ocorre a produção de hemácias?
b) Qual a principal substância presente nas hemácias? Que elemento da dieta é essencial para sua formação?
c) Aponte uma situação que estimula o aumento da produção de hemácias.


Sugestão de Resposta: 





14. (FUVEST) Em relação ao processo respiratório de uma grávida e o seu feto em desenvolvimento, responda:

a) O comportamento da hemoglobina humana em relação ao gás oxigênio é muito diferente no adulto e no feto. Qual é essa diferença? Por que essa diferença é necessária em mamíferos placentários?
b) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro. Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

Sugestão de Resposta: 





15. (FUVEST) O monóxido de carbono (CO) é absorvido nos pulmões e reage com a hemoglobina do sangue, com a qual forma um complexo (COHb) 210 vezes mais estável do que a oxihemoglobina (O2Hb). Qual o prejuízo imediato para as células decorrente da inalação de CO por uma pessoa? Explique.

Sugestão de Resposta: 





16. (UNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de atletismo na cidade do Rio de Janeiro. Assim que os atletas desembarcavam no Aeroporto Internacional, eram submetidos a vários testes e exames, um dos quais o hemograma. Um determinado atleta tendo perdido o seu passaporte durante a viagem, alegou ser mexicano e que morava na Cidade do México.

Qual o elemento figurado do sangue que, analisado através do hemograma deste atleta, possibilitaria acreditar em sua origem? Justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta: 





17. (UNICAMP) Um atleta morador da cidade de São Vicente, SP (nível do mar), deveria participar de um evento esportivo em La Paz, Bolivia (3 650 m de altitude). Foi sugerido que ele viajasse semanas antes para esta cidade. Explique, em termos fisiológicos, a razão da sugestão dada

Sugestão de Resposta: 





18. (UNICAMP) A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.

Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas.

Sugestão de Resposta: 





19. (UFSCar) O gráfico relaciona a percentagem de oxiemoglobina (%HbO2) formada sob várias pressões parciais de oxigênio (em mmHg). Na ordenada, foi representada a percentagem de oxiemoglobina formada em relação ao total de hemoglobina presente numa amostra de sangue. Na abscissa, está indicada a pressão parcial de oxigênio (em mmHg) do ar em contato com essa amostra. A curva tracejada corresponde a um mamífero e a curva contínua a outro mamífero, de espécie diferente.


Analise o gráfico e responda.

a) Em que região deve viver, respectivamente, cada mamífero representado nas curvas um e dois? Justifique a sua resposta.

Sugestão de Resposta: 





20. (FUVEST) Em condições normais, nem todo o gás oxigênio transportado pelo sangue é liberado nos tecidos corporais; um pouco dele continua retido nas moléculas de hemoglobina. No entanto, um aumento da temperatura ou uma queda do pH faz com que a hemoglobina libere uma quantidade adicional de gás oxigênio.

a) Explique a relação entre atividade muscular e aumento de temperatura.
b) Explique a relação entre atividade muscular e queda de pH.


Sugestão de Resposta: 





21. (UERJ) É comum vermos em túneis placas com os dizeres: " Em caso de congestionamento, desligue os motores". Nas construções modernas, cada vez mais há preocupação com o sistema de ventilação dentro dos túneis. Isso se deve a um gás inodoro, expelido pelos escapamentos dos carros, por queima de carvão, lenha e outras combustões, e que, quando inspirado em ambientes fechado, pode levar à morte.

a) Que gás é esse?
b) Por que esse gás pode levar à morte?

Sugestão de Resposta: 





22. (UFF) O quadro informa a percentagem de oxi-hemoglobina presente no sangue de dois diferentes animais - X e Y - segundo a pressão parcial de oxigênio

Pressão parcial de oxigênio (mmHg)
Oxi-hemoglobina (%)
animal X
animal Y
20
30
70
30
50
80
50
80
100
100
95
100

Qual desses dois animais melhor se adapta a altitudes elevadas? Justifique a resposta.

Sugestão de Resposta: 





23. (VUNESP) Ministério da Saúde adverte:

FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE CRÔNICA E ENFISEMA PULMONAR.

Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal, causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas, como mostram os esquemas a seguir:


a) Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída.
b) Faça uma breve descrição de como o nefasto hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, garantindo que em seu texto apareçam, de forma relacionada, os seguintes conceitos: tumor, mutação, fumo, proliferação celular descontrolada, genes reguladores da divisão celular.

Sugestão de Resposta: 





24. (FUVEST) (FUVEST) O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos, a diferentes formas de hipóxia. O indivíduo A tem metabolismo de oxigênio normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivíduos são os mesmos.

indivíduo
condição
hemoglobina (g/100 mL de sangue)
teor de 02 no sangue arterial
teor de 02 no sangue venoso
A
normal
15
0,190%
0,150%
B
hipóxia
15
0,150%
0,120%
C
hipóxia
8
0,095%
0,065%
D
hipóxia
16
0,200%
0,130%
E
hipóxia
15
0,190%
0,180

a) Qual dos indivíduos está sofrendo as conseqüências de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficiência cardíaca e circulação deficiente? Em que dados você baseou suas conclusões?
b) Qual deles está sofrendo de envenenamento que impede suas células de usar o oxigênio? Justifique a resposta.



Sugestão de Resposta: 

3 comentários:

Anônimo disse...

inutil, nao tem gabarito, ou se tem, o site esta com erro de ediçao, conserte esse erro para melhorar teu site, se nao.. é inutil pois nao da pra conferir minha resposta com a certa

Anônimo disse...

ridiculo, n tem resposta.. copiar da net e colar é facil.. pelo menos copia a resposta tbm, ninguem merece esse site.. cheio d bug

Anônimo disse...

ridiculo, n tem resposta.. copiar da net e colar é facil.. pelo menos copia a resposta tbm, ninguem merece esse site.. cheio d bug