quarta-feira, 20 de junho de 2012

Répteis

01. (FUVEST) - Em abril de 2003, freqüentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubarão mangona. As espécies animais que causam medo, repulsa ou estão associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpiões, raias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e, claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentare nos ecossistemas.
(Adaptado de Liana John, Sentenciados à morte por puro preconceito.
www.estadao.com.br/ciencia/ecos/mai/2003).

a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica que permite agrupar esses animais.
b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê uma característica que permite diferenciar as duas classes.
c) Aranhas e escorpiões têm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que região do corpo do animal essas estruturas se localizam.

Sugestão de Resposta: 





02. (UNICAMP) Indique uma característica importante dos répteis, que permite a esse grupo de animais ocupar com sucesso o ambiente terrestre;

Sugestão de Resposta: 





03. (FUVEST) - Cite três características importantes dos vertebrados que permitiram a sua adaptação ao meio terrestre.

Sugestão de Resposta: 





04. (UDESC) Os répteis, assim como as aves e os mamíferos (exceto os aquáticos), são vertebrados que habitam o ambiente terrestre e nele se reproduzem, diferenciando-se dos anfíbios que, apesar de passarem parte da vida no ambiente terrestre, dependem do meio aquático para a reprodução.
Em relação aos répteis:

a) CITE e COMENTE uma característica que eles possuem, que lhes permite realizar a reprodução fora da água.
b) Qual seu sistema de respiração típico?

Sugestão de Resposta: 





05. (UFRJ) - Na história da conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados, os répteis apresentam soluções definitivas para alguns "problemas" que ainda mantinham os anfíbios dependentes do ambiente aquático. Dentre as soluções dos répteis podemos citar: a pele queratinizada, o pulmão com maior superfície de trocas gasosas e a eliminação de catabólitos nitrogenados de baixa toxicidade e de baixa solubilidade.
Em relação à reprodução, cite duas conquistas evolutivas que conferiram aos répteis a independência do ambiente aquático.

Sugestão de Resposta: 





06. Como ocorre a excreção nos insetos, anelídeos e répteis.

Sugestão de Resposta: 





07. (UEM) Existem diversas definições de vida e alguns cientistas eminentes acham mesmo que não é possível defini-la claramente. A despeito disso, há uma visão bastante difundida de que os seres vivos são sistemas químicos altamente organizados, que se mantêm à custa de gasto de energia e que podem multiplicar-se. As principais definições de vida consideram que uma das características à vida e sua capacidade de evoluir, adaptando-se aos ambientes. Sobre a vida dos animais, responda sucintamente a questão a seguir.

Qual o primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre?
Cite a principal inovação evolutiva que promoveu tal conquista.

Sugestão de Resposta: 




08. (UERJ) Certos vertebrados possuem pulmão de grande superfície e pele seca impermeável. Outros vertebrados possuem pulmão de pequena superfície e pele úmida permeável. Por que os primeiros estão mais bem adaptados ao ambiente terrestre?



Sugestão de Resposta: 





09. (UNICAMP) Indique as classes de vertebrados nas quais podemos encontrar coração com três câmaras e analise comparativamente duas características gerais dessas classes.

Sugestão de Resposta: 





10. (UNICAMP) A visão é um dos principais órgãos do sentido para muitas espécies de animais. Há, porém, animais que habitam lugares ou apresentam um tipo de vida em que outros sentidos passam a ser mais importante do que a visão. Nesses casos, indique um mecanismo de orientação encontrados nas cobras podem utilizar para captura de presas.

Sugestão de Resposta: 





11. (FUVEST) O esquema a seguir representa a cabeça de uma serpente com a posição de algumas estruturas. Analisando o esquema, responda e justifique se o mesmo representa uma serpente venenosa ou não. Identifique também as estruturas assinaladas.



Sugestão de Resposta: 





12. (UNICAMP) Muitas espécies de tartarugas marinhas estão ameaçadas de extinção pela ação do homem. As rotas de migração das tartarugas marinhas são bastante estudadas no Brasil pelo Projeto Tamar-Ibama, através da colocação de transmissores em seus cascos.

a) Sabendo-se que as tartarugas migram para colocar os ovos nas praias onde nasceram, cite duas características dos ovos das tartarugas que permitem seu desenvolvimento no ambiente terrestre.
b) Quelônios são répteis encontrados tanto no meio terrestre como no aquático. Cite uma diferença morfológica entre os quelônios marinhos e os terrestres.

Sugestão de Resposta: 





13. (UNESP) Em ambiente escuro, foram colocadas serpentes aglifas e solenoglifodontes, na presença de anuros e pequenos roedores.

a) Qual a correlação presa-predador mais viável?
b) Justifique sua resposta, baseando na morfo-fisiologia dos animais.

Sugestão de Resposta: 





14. (UNESP) Um menino colocou a mão em um buraco onde havia uma cobra e, apesar de não tê-la tocado, foi picado por ela. Seu pai, um biólogo, mesmo sem ver a cobra, deduziu que ela era peçonhenta e socorreu o filho, tratando-o com soro antiofídico.

a) Que característica desse réptil levou o pai a deduzir que se tratava de cobra peçonhenta? Cite outra característica morfológica facilmente identificada na maioria dessas cobras.
b) Qual é a substância imunológica presente no soro antiofídico responsável pela inativação do veneno? Como este soro é produzido?

Sugestão de Resposta: 





15. (UFJF-MG) "Os jabutis (réptil - quelônio), no Sudoeste do Brasil, são ativos na estação quente e chuvosa, permanecendo praticamente imóveis na estação fria e seca".

a) Que tipo de regulação térmica possuem os jabutis?
b) Considerando a relação existente entre a regulação térmica e o metabolismo, explique o comportamento dos jabutis nas diferentes estações climáticas do Sudeste do Brasil.
c) A pele dos répteis é uma superfície adaptada à troca de gases? Justifique sua resposta.
d) Um aspecto curioso do comportamento dos répteis, especialmente de alguns lacertíleos (lagarto e lagartixa) é autotomia. O que a autotomia e qual a sua finalidade?

Sugestão de Resposta: 





16. (UNICAMP) Indique as classes de vertebrados nas quais podemos encontrar coração com três câmaras ou cavidades e analise comparativamente o tipo de respiração, principal substância excretada, tegumento, fecundação e presença de casca nos ovos.

Sugestão de Resposta: 





17. (UNESP) São muitas as lojas que vendem animais exóticos para serem criados em casa como animais de estimação. Em uma dessas lojas, lagartos eram expostos em caixas de vidro, nas quais havia uma lâmpada acesa.

a) Qual a razão da lâmpada na caixa em que está colocado o animal? Este procedimento tem alguma relação com algo que o animal experimenta em seu ambiente natural?
b) Se esta caixa fosse deixada na vitrine, diretamente sob luz solar intensa, durante todo o dia, haveria prejuízo ao lagarto?

Sugestão de Resposta: 

Nenhum comentário: