quarta-feira, 20 de junho de 2012

Poríferos e Cnidários (Gabarito comentado)

01. (Unicamp- SP) Discuta uma estratégia para a obtenção de alimentos e incorporação de nutrientes, entre invertebrados que apresentam dois folhetos durante o seu desenvolvimento embrionário.

Sugestão de Resposta: 


Os cnidários ou celenterados são animais diblásticos, ou seja, possuem dois folhetos embrionários. Esses animais, com o auxílio de seus tentáculos, recolhem alimentos do ambiente (geralmente pequenos peixes e larvas), introduzindo-os na cavidade gastrovascular pela boca. Os seus tentáculos possuem os cnidoblastos, células urticantes que auxiliam na captura das presas. A digestão começa na cavidade gastrovascular (digestão extracelular) e termina no interior das células (digestão intracelular) da gastroderme, ou seja, nas células que revestem a cavidade gastrovascular. Os resíduos são eliminados pela própria boca, pois esses animais não possuem ânus. Eles possuem sistema digestório incompleto.



02. (Fuvest) Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte ou provocar irritações cutâneas em seres humanos?

Sugestão de Resposta: 


Porque os tentáculos das medusas possuem os cnidoblastos ou cnidócitos, células urticantes. Essas células liberam um líquido tóxico nos seres com os quais as medusas entram em contato. Os cnidoblastos são as células urticantes dos cnidários com função de defesa e captura de alimentos.



03. (Fuvest) A "Grande Barreira de Recifes" se estende mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam essa estrutura?

Sugestão de Resposta: 


Esses organismos são os corais, pertencentes ao filo dos celenterados e classe antozoa. A formação da barreira é conseqüência da deposição dos restos de esqueletos calcários de corais mortos.



04. (Fuvest) O esquema representa o ciclo de vida de um invertebrado.

a) A que filo esse animal pertence?
b) Discuta três características que o diferenciam de um porífero.

Sugestão de Resposta: 


a) Esse organismo pertence ao filo dos cnidários (ou celenterado, filo Cnidária);

b) Os cnidários são neuromiários ( possuem sistema nervoso difuso), têm sistema digestório incompleto (sem ânus), realizam digestão intra e extracelular e formam tecidos. Os poríferos não possuem sistema nervoso, são organismos aneuromiários. Não possuem sistema digestório, sua digestão é intracelular (nos coanócitos) e não formam tecidos (parazoários).



05. (Unicamp) Alguns hidrozoários coloniais, como a Obelia sp, ocorrem na natureza sob forma de pólipos e medusas.
a) Como uma colônia destes hidrozoários se origina? E como esta colônia dá origem a novas colônias?
b) Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual sua função?

Sugestão de Resposta: 


a) Obelia sp é um animal pertencente ao filo Cnidária e à classe Hidrozoa. A colônia desses animais é formada por meio de reprodução assexuada (geralmente brotamento) do pólipo. Uma colônia dá origem a outra colônia por metagênese. Na metagênese as medusas se formam através de reprodução assexuada (gemiparidade) que ocorre nos pólipos. Por reprodução sexuada, as medusas formam o zigoto e deste origina-se a larva plânula a qual dá origem a um novo pólipo.

b) A estrutura é o cnidoblasto ou cnidócito, a célula urticante dos cnidários. Essas células realizam a defesa e a captura dos alimentos.



06. (FUVEST) Existem semelhanças entre os ciclos de vida de muitos animais celenterados (águas-vivas, por exemplo) e os de plantas, como os musgos e as samambaias.

a) Qual o tipo de ciclo de vida compartilhado por esses seres?
b) O que caracteriza esse tipo de ciclo?

Sugestão de Resposta: 


a) Metagênese.

b) Alternância de gerações.



07. (FUVEST) Divulgou-se recentemente (Revista Pesquisa FAPESP nº 100, junho de 2004) a identificação de uma nova classe dos Cnidários, chamada de Staurozoa. A característica marcante das medusas adultas de uma das duas ordens desta nova classe é que elas vivem agarradas a rochas ou algas através de uma estrutura chamada pedúnculo. Antes da proposição de um sistema de classificação biológica por Lineu em 1758, alguns naturalistas consideravam os cnidários como plantas. A natureza animal destes organismos somente foi reconhecida no século XIX, quando alguns naturalistas os classificaram juntamente com as esponjas.

a) Esta mudança proposta recentemente de uma nova classe para os cnidários altera ou fere de alguma forma os critérios gerais de classificação biológica propostos por Lineu em 1758? Justifique sua resposta.
b) Considerando que a classificação biológica tem levado em conta as características dos organismos, por que foi sugerida uma nova classe e não um novo filo de animais, no presente caso?

Sugestão de Resposta: 


a) Não, pois celenterados e poríferos continuam pertencendo ao Reino Animal e são animais diblásticos.

b) Os animais citados possuem cavidade digestiva e cnidoblastos, portanto, devem continuar no mesmo filo.



08. (UNICAMP-SP) Os celenterados ou cnidários são animais aquáticos que apresentam formas diferentes de acordo com o modo de vida. Estas formas estão esquematizadas em corte longitudinal mediano.


a) Como são denominadas as formas I e II?
b) Dê exemplos de um animal que apresente a forma de corpo I e de um animal que apresente a forma II.

Sugestão de Resposta: 


a) I é denominado de pólipo e II de medusa.

b) A forma de pólipo é predominante nos animais da classe Hidrozoa como a Hydra, Obelia sp e caravela. Os animais da classe Antohozoa somente possuem a forma de pólipo como os corais e anêmonas. A forma de medusa é predominante nos animais da classe Scyphozoa, cujo exemplo é a água-viva (Aurélia sp). 

Nenhum comentário: