quarta-feira, 20 de junho de 2012

Histologia Vegetal I

01. (FUVEST) O que são meristemas e quais seus principais tipos?

Sugestão de Resposta:





02. (UFV) Em relação aos tecidos vegetais:

a) qual a função dos meristemas primários e onde se localizam?
b) qual a função dos meristemas secundários?
c) dê o nome do tecido localizado nas folhas e nos caules jovens, caracterizados por células ricamente clorofiladas com função fotossintética.


Sugestão de Resposta:





03. (UERJ) Experimentos envolvendo a clonagem de animais foram recentemente divulgados. No entanto, ainda há uma grande dificuldade de obtenção de clones a partir, exclusivamente, do cultivo de células somáticas de um organismo animal, embora estas células possuam o potencial genético para tal.
Por outro lado, a clonagem de plantas, a partir de culturas adequadas in vitro de células vegetais, já é executada com certa facilidade, permitindo a produção de grande número de plantas geneticamente idênticas, a partir de células somáticas de um só indivíduo original.

Indique o tipo de tecido vegetal que está em permanente condição de originar os demais tecidos vegetais e justifique sua resposta.

Sugestão de Resposta:





04. (FUVEST-SP) Um casal de namorados entalhou um coração numa árvore, a um metro do solo. Casaram. Ao completar suas bodas de prata, voltaram ao local. A árvore, agora frondosa, temo triplo de altura. A que distância do solo está o coração entalhado? Relacione a posição do coração com o crescimento da árvore?

Sugestão de Resposta:





05. (UFRJ) Uma criança gravou a inicial de seu nome no tronco de uma jaqueira, a 1,5m do solo. Após alguns anos, ao observar a árvore percebeu que ela estava muito mais alta e que sua inicial gravada continuava à mesma altura do solo, mas com o desenho bastante alargado. Explique por que a gravação se alargou com a passagem dos anos.

Sugestão de Resposta:





06. (FUVEST) Cite dois tipos de parênquimas e suas funções.

Sugestão de Resposta:

Nenhum comentário: