sábado, 30 de junho de 2012

Há problemas para fazer matrículas em 5 das 21 universidades, diz MEC


Greve de professores atinge 95% das instituições, segundo sindicato. Sindicato diz que técnicos não farão as matrículas em nenhuma instituição.


Os estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) tiveram problemas em fazer matrículas em cinco das 21 instituições que ofereceram vagas nesta edição do processo seletivo, segundo nota divulgada pelo Ministério da Educação. São elas: Universidade Federal do Ceará, do Recôncavo da Bahia e do Piauí e em alguns câmpus da Universidade Federal de Tocantins e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
A mobilização nacional de professores chegou à adesão de 95% das instituições na quarta-feira (27), segundo dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Na maioria das instituições, além dos docentes, técnicos e servidores também aderiram ao movimento, o que dificulta a realização das matrículas dos novos estudantes.
Ainda, de acordo com a nota, O MEC faz o acompanhamento das matrículas, caso a caso, e orienta as universidades que enfrentam problemas mais agudos com o movimento grevista dos funcionários a realizarem as matrículas pela internet.
O prazo começou nesta sexta-feira (29) e termina em 9 de julho. Os estudantes que tiverem problemas podem recorrer a Central de Atendimento do MEC, com o telefone 0800-616161, para ajuda e mais informações.
Sem matrículas
A Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra) anunciou que os técnicos-administrativos de todo o país não farão as matrículas em nenhuma instituição que está em greve. O anúncio foi feito no site da instituição.
Na nota divulgada no site, a Fasubra afirma que a medida foi tomada depois de várias tentativas de negociação com o governo sem sucesso.
Mais de 30 mil vagas
Para este segundo semestre, a oferta do Sisu é de 30.548 vagas em 56 instituições públicas de educação superior. São 23.379 vagas distribuídas em 21 universidades federais; 6.343 em 27 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e outras 826 em oito instituições estaduais participantes do sistema.

Nenhum comentário: