sexta-feira, 22 de junho de 2012

Doenças e anexos embrionários (Gabarito comentado)

01. (PUC-PR) Na diferenciação dos folhetos embrionários dos animais vertebrados, a endoderme origina:

a) epiderme e revestimentos bucal e anal.
b) revestimento da bexiga urinária, fígado e pâncreas.
c) epiderme, músculos e sistema urogenital.
d) revestimento bucal, esmalte dos dentes e epiderme.
e) derme, serosas e músculos.

Resposta:


Resposta: b
Epiderme, pêlos, esmalte dos dentes e revestimentos bucal e anal são originados da ectoderme; músculos, derme, serosas (pericárdio, pleura e peritônio) e sistema urogenital, da mesoderme;
revestimento da bexiga urinária, fígado, pâncreas e revestimento do tubo digestivo e do sistema respiratório originam-se da endoderme.

02. (UEM-PR) Concluída a fase de gástrula, submeteu-se um embrião de sapo a uma radiação mutagênica que atingiu somente as células ectodérmicas. Embora o desenvolvimento embrionário tenha prosseguido, o animal poderá apresentar anomalias no sistema:

a) ósseo.
b) digestório.
c) nervoso.
d) circulatório.
e) reprodutor.

Resposta:


Resposta: c
A ectoderme origina o tubo neural, o qual por sua vez forma o sistema nervoso central, formado por encéfalo e medula. Se a radiação atingiu a ectoderme provocou alterações mutagênicas no sistema nervoso.


03. (PUC-PR) Assinale a afirmativa correta a respeito dos tecidos derivados dos folhetos embrionários.

a) A epiderme se origina da ectoderme, mas os anexos da pele derivam da mesoderme.
b) Os rins são originados da endoderme, e os melanócitos provêm da ectoderme.
c) A endoderme origina as adrenais e os pulmões, e a mesoderme, o pâncreas e os músculos.
d) O sistema nervoso central e a epiderme são derivados da ectoderme, enquanto os variados tipos de tecido conjuntivo, da mesoderme.
e) A mesoderme origina os vasos sangüíneos, constituindo o sistema circulatório, mas o tecido sangüíneo é originado da endoderme.

Resposta:


Resposta: d
Anexos da pele, como pêlos e o sistema nervoso central, originam-se da ectoderme: rins, tecido muscular, adrenais ou glândulas supra-renais, melanócitos, células do tecido conjuntivo e sistema circulatório, originam-se da mesoderme: pulmões e pâncreas, da endoderme.


04. (PUC-RS) Responda à questão relacionando as três camadas germinativas embrionárias humanas da coluna 1 com as respectivas estruturas derivadas das células dessas camadas, apresentadas na coluna 2.
 Coluna 1 Coluna 2
1.Ectoderma(   )Sistema nervoso central
2.Mesoderma(   )Musculatura esquelética
3.Endoderma(   )Cabelo e unhas
  (   )Tecido conjuntivo e sangue
  (   )Esmalte dos dentes
  (   )Fígado e pâncreas

A ordem correta dos parênteses da coluna 2, de cima para baixo, é

a) 1 - 2 - 2 - 3 - 3 - 1
b) 1 - 2 - 1 - 2 - 1 - 3
c) 2 - 2 - 1 - 3 - 1 - 3
d) 3 - 3 - 2 - 1 - 2 - 1
e) 3 - 1 - 3 - 2 - 3 - 2

Resposta: 
Resposta: b
Sistema nervoso central, epiderme e seus anexos como cabelos, unhas e esmalte dos dentes, originam-se da ectoderme: tecido conjuntivo, tecido muscular e sangue, da mesoderme: revestimento do tubo respiratório e do tubo digestivo, assim como suas glândulas acessórias, como fígado e pâncreas, da endoderme.

05. (PUC-PR) O desenvolvimento embrionário nos vertebrados leva à formação, em determinado estágio, de certas estruturas que não farão parte do futuro animal. Tais estruturas, os anexos embrionários, desempenham funções variadas. A seu respeito, poderíamos afirmar:

I -
O saco vitelino, ligado ao tubo digestivo do embrião, tem função de absorção do material nutritivo (vitelo); é formado pela endoderme e pela ectoderme; pode ser encontrado somente em aves e mamíferos.
II -
O alantóide, ligado ao intestino posterior do embrião, envolve e protege este contra dessecação e choques mecânicos (pois sua cavidade é cheia de líquido); é formado pela endoderme e pela mesoderme visceral; pode ser encontrado em répteis, aves e mamíferos.
III -
O âmnio, formado pela ectoderme e pela mesoderme parietal, tem como principal função acumular os produtos de excreção produzidos pelo embrião; pode ser encontrado em peixes, répteis, aves e mamíferos.
IV -
O cório, formado pela endoderme e pela mesoderme parietal, envolve e protege todo o conjunto (embrião e demais anexos); nos peixes e mamíferos, funde-se ao alantóide formando o alantocório, extremamente vascularizado, o que permite trocas gasosas e a retirada de sais de cálcio da casca do ovo.
V -
A placenta é um órgão formado por tecidos do cório e do alantóide reunidos a porções do revestimento interno do útero: produz hormônios e permite a ocorrência de trocas de nutrientes e gases respiratórios entre o embrião e o organismo materno: só é encontrada nos mamíferos.

Está ou estão corretas:

a) apenas V.
b) I, II, III, IV e V.
c) apenas IV.
d) apenas I e II.
e) apenas I e V.

Resposta:


Resposta: a
O saco vitelínico é encontrado nos embriões de peixes, répteis, aves e mamíferos. Sua função básica é armazenar reservas. Nos mamíferos o saco vitelínico é o primeiro órgão hematopoiético (formador de células sangüíneas).
Quem protege o embrião contra choques mecânicos é o âmnio. É o alantóide que acumula excretas nos embriões de répteis e aves. Nos mamíferos quem realiza essa função é a placenta. Alantocório é encontrado no embrião de mamíferos placentados. Nem todos os ovos de peixes têm casca.


06. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionadas ao estudo dos anexos embrionários. 
I -
O saco vitelínico é uma bolsa que abriga o vitelo e que participa no processo de nutrição do embrião, sendo bem desenvolvida nos peixes, répteis e aves e reduzida nos mamíferos.
II -
O âmnio é uma membrana que envolve o embrião, delimitando a cavidade amniótica, que contém o líquido amniótico, cuja principal função é proteger esse embrião contra choques mecânicos e contra a dessecação.
III -
O alantóide é um anexo que deriva da porção posterior do intestino do embrião, tendo como função, nos répteis e nas aves, armazenar excretas nitrogenadas e participar de troca gasosas.
IV -
A placenta não é considerada anexo embrionário, por ser um órgão formado pela interação entre tecidos materno e fetal.

Está correta ou estão corretas:

a) apenas III e IV.
b) apenas I.
c) apenas II .
d) apenas I e II.
e) todas.

Resposta:



Resposta: e
Acrescente-se que o saco vitelínico dos mamíferos forma células sangüíneas. Nesse caso, segundo alguns pesquisadores, não se considerara a placenta como um anexo embrionário, mas como um órgão a parte. Isso está correto segundo alguns pesquisadores.


07. (Fuvest) O ornitorrinco e a équidna são mamíferos primitivos que botam ovos, no interior dos quais ocorre o desenvolvimento embrionário. Sobre esses animais, é correto afirmar que:

a) diferentemente dos mamíferos placentários, eles apresentam autofecundação.
b) diferentemente dos mamíferos placentários, eles não produzem leite para a alimentação dos filhotes.
c) diferentemente dos mamíferos placentários, seus embriões realizam trocas gasosas diretamente com o ar.
d) à semelhança dos mamíferos placentários, seus embriões alimentam-se exclusivamente de vitelo acumulado no ovo.
e) à semelhança dos mamíferos placentários.

Resposta:


Resposta: c
O ornitorrinco e a équidna são mamíferos sem placenta (ordem dos monotremados): sua respiração ocorre diretamente através da casca do ovo.




08. (Fuvest-SP) Durante a gestação, filhotes de mamíferos placentários retiram alimento do corpo materno. Qual das alternativas indica o caminho percorrido por um aminoácido resultante da digestão de proteínas do alimento, desde o organismo materno até as células do feto?


a) estômago materno - circulação sangüínea materna - placenta e líquido amniótico - circulação sangüínea fetal - células fetais.
b) estômago materno - circulação sangüínea materna -placenta e cordão umbilical - estômago fetal - circulação sangüínea fetal - células fetais.
c) intestino materno - circulação sangüínea materna - placenta - líquido amniótico - circulação sangüínea fetal - células fetais.
d) intestino materno - circulação sangüínea materna - placenta - circulação sangüínea fetal - células fetais.
e) intestino materno - estômago fetal - circulação sangüínea fetal - células fetais.

Resposta:


Resposta: d
Alternativa a errada, pois o alimento não passa pelo líquido amniótico; b errada porque, além de o alimento não passar pelo estômago fetal, precisa ser digerido, indo direto para as células; c errada, pois não passa pelo líquido amniótico; eerrada, pois não passa pelo estômago fetal, uma vez que o alimento já está digerido.



09. (UFV- MG) O desenvolvimento embrionário de um ser humano se assemelha em muitos aspectos ao de um jacaré. Porém, existem diferenças importantes. Assinale a afirmativa correta.

a) No desenvolvimento embrionário do jacaré o córion foi substituído pela casca calcárea.
b) A fecundação interna ocorre no ser humano, que é vivíparo, mas não no jacaré, que é ovíparo.
c) No desenvolvimento embrionário do jacaré não há formação do âmnio, já que a ovoposição ocorre em locais úmidos.
d) No desenvolvimento embrionário humano a vesícula ou saco vitelínico está ausente, pois a nutrição é placentária.
e) O alantóide tem função respiratória e de acúmulo de excretas no embrião do jacaré, mas não no do ser humano.

Resposta:


Resposta: e
Afirmativa a errada, pois os ovos de répteis também têm cório; b errada, porque em ambos ocorre fecundação interna; c está errada, pois em ambos os embriões há formação do âmnio; d errada, pois a vesícula vitelínica nos mamíferos é atrofiada, mas não ausente, e forma células sangüíneas; e correta, pois a função de respiração executada nos répteis pelo alantóide, nos mamíferos é função da placenta.


10. (UEL-PR) Considere os anexos embrionários listados a seguir e algumas de suas funções.

01 - Âmnio: evitar ressecamento.
02 - Alantóide: armazenar substâncias tóxicas e realizar trocas gasosas com o meio.
03 - Saco vitelínico: garantir suprimento alimentar.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica, corretamente, o grupo de animais que apresenta embriões com os anexos 01, 02 e 03.

a) Vertebrados que efetuem postura no ambiente terrestre.
b) Insetos que apresentem mecanismo de desenvolvimento direto.
c) Vertebrados com hábitos exclusivamente aquáticos.
d) Insetos que apresentem mecanismo de desenvolvimento indireto.
e) Anfíbios que apresentem segmentação total.

Resposta:


Resposta: a
Âmnio, alantóide e saco vitelínico são encontrados em répteis, aves e mamíferos - portanto, em vertebrados que efetuem postura (de ovos ou filhotes) no ambiente terrestre; insetos não formam anexos embrionários; vertebrados aquáticos incluem anfíbios e peixes - animais dessas classes não formam esses anexos embrionários.


11. (UFTPR) A colonização do solo pelos vertebrados só foi possível graças a uma série de adaptações à vida terrestre fora da água. Analisando o processo de reprodução dos répteis verificam-se várias adaptações tais como a fecundação interna e o desenvolvimento do embrião dentro de um ovo com casca, e nota-se o aparecimento, pela primeira vez, dos seguintes anexos embrionários:

a) âmnio, cório e alantóide.
b) vesícula vitelínica, âmnio e alantóide.
c) placenta, âmnio e vesícula vitelínica.
d) âmnio, cório e alantóide.
e) vesícula vitelínica, cório e âmnio.

Resposta:


Resposta: a

Os primeiros vertebrados a conquistarem a terra foram os répteis. Até então, existiam peixes e anfíbios, sendo que os peixes possuem apenas vesícula vitelínica. A conquista da terra foi possível graças à presença de âmnio, que protege o embrião contra choques e dessecação; de cório, membrana externa; e alantóide, que auxilia na respiração e excreção. Esses três anexos surgiram a partir dos répteis.



12. (Fatec-SP) Considere as seguintes afirmações sobre medidas profiláticas às doenças parasitárias.

I -
As verduras que são ingeridas cruas, em saladas, devem ser bem lavadas e mergulhadas em água clorada ou com vinagre.
II -
O tratamento dos doentes é importante para eliminar fontes de contágio.
III -
A utilização de inseticidas nas moradias permite a destruição dos agentes transmissores.
IV -
A construção de instalações sanitárias adequadas é medida eficiente na erradicação de inúmeras doenças.

Para o caso da malária, assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas.

a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV

Resposta:


Resposta: c
A medida profilática I deve ser usada no caso de patologias cujo contágio ocorra por ingestão de cistos de protozoários ou ovos de vermes, e não para evitar a picada de mosquito. A medida profilática IV não evita a malária. A medida profilática II evita que pessoas contaminadas com malária proliferem essa patologia para outras regiões. A medida III ajuda na eliminação do mosquito transmissor, (fêmea do mosquito Anophele sp).

13. (UEL-PR) O gráfico a seguir representa as curvas da temperatura de uma pessoa infectada por um parasita.


O parasita que provoca elevações da temperatura a intervalos regulares pertence ao gênero:

a) Ascaris.
b) Plasmodium.
c) Entamoeba.
d) Schistosoma.
e) Trypanossoma.

Resposta:


Resposta: b
O gráfico mostra que a temperatura da pessoa chega a 40ºC em intervalos de 48 horas, ou seja, ela pessoa tem febre em intervalos regulares. Isso caracteriza a malária, doença causada pelo protozoário Plasmodium e transmitido pela fêmea do mosquito Anopheles sp.
14. (UFMG) Conforme tem sido noticiada na imprensa mineira, a incidência de calazar, leishmaniose visceral, nos cães de áreas urbanas tem aumentado significativamente.

Em relação a essa doença é incorreto afirmar que:

a) a mordida do cão pode transmitir a doença ao homem.
b) a raposa também é reservatório da doença no meio rural.
c) o agente patogênico é um protozoário flagelado.
d) o vetor pertence à mesma classe do barbeiro.
e) uma medida profilática é a eliminação de cães contaminados.

Resposta:


Resposta: a
A leishmaniose visceral ou calazar é uma patologia causada pelo protozoário flagelado Leishmania donovani e transmitida pela fêmea do mosquito (inseto) Lutzomya sp. Essa patologia causa ferimentos internos na medula óssea, no fígado e em outros órgãos. Vários animais, como a raposas, os cães e capivaras atuam como reservatórios do protozoário causador. Não é transmitida por mordida de cães contaminados.
15. (FGV-SP) Em razão do surgimento, em vários estados brasileiros, de surtos de doenças relacionadas ao acúmulo de água em pneus abandonados, depósitos de ferro velho e quintais, a televisão e vários outros meios de comunicação têm sido usados para alertar a população sobre os riscos dos objetos, vasos e plantas que possam servir de depósito de água, considerando ser esta condição propícia ao aparecimento de várias doenças.

Indique a alternativa correta.

a) pneumonia, dengue, esquistossomose
b) febre amarela, dengue e malária
c) dengue, amebíase e esquistossomose
d) febre amarela, giardíase e doença de Chagas
e) febre amarela, giardíase e cryptosporidiose

Resposta:


Resposta: b
Essas patologias são transmitidas por picada de mosquito, cujas larvas se desenvolvem na água (rios, lagos, lagoas, água parada ou acumulada em recepientes). Febre amarela e dengue são causadas por vírus e transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti; a malária é causada por protozoário Plasmodium sp e transmitida pela fêmea do mosquito,Anopheles sp. Pneumonia, esquistossomose, giardíase, doença de Chagas (fezes do barbeiro) e cryptosporidiose (fungos) não são patologias transmitidas por picada de inseto.

16. (Fuvest-PR) Quais doenças poderiam ser evitadas com a eliminação de reservatórios de água parada onde se reproduzem insetos vetores?

a) cólera, dengue e esquistossomose
b) cólera, dengue e malária
c) cólera, esquistossomose e febre amarela
d) dengue, febre amarela e malária
e) esquistossomose, febre amarela a malária

Resposta:


Resposta: d
Esse procedimento profilático é útil para patologias transmitidas por picada de mosquito, tais como dengue, febre amarela e malária. Cólera é causada por bactéria; esquistossomose, por verme platelminto (Schistosoma mansoni).

17. (PUC-MG) Atualmente, em Belo Horizonte, há uma preocupação muito grande com uma doença que é causada por protozoário e transmitida pela picada de mosquitos flebotomídeos. Essa doença, que pode matar o homem, causa destruição das vísceras, pois esses protozoários se alojam e se multiplicam nas células do baço, do fígado e da medula óssea, mais especificamente dentro no retículo-endotelial. O cão é considerado como reservatório. O agente etiológico da doença anterior pertence ao gênero:

a) Trypanosoma.
b) Giardia.
c) Leishmania.
d) Plasmodium.
e) Entamoeba.

Resposta:


Resposta: c
A patologia em questão é a leishmaniose visceral ou calazar, causada pelo protozoário Leishmania donovani e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Lutzomya sp.


18. (PUC-PR) Protozoários parasitas do tubo digestivo dos animais não conseguem sobreviver sob sua forma adulta, o trofozoíta, fora do corpo de seu hospedeiro. Assim, para resistir ao meio externo, bem diferente daquele no qual ele se encontra, eles se modificam, eliminando água, desintegrando organelas celulares, sintetizando substâncias de reserva, diminuindo seu metabolismo e secretando um envoltório de natureza quitinosa ao seu redor. A essa forma de resistência, denominamos:

a) soros.
b) hormogônios.
c) cistos.
d) merozofta.
e) gametócito.

Resposta:


Resposta: c
Protozoários como a Giardia lambliaEntamoeba histolytica e Balantidium coli são transmitidos pela ingestão de cistos de água e alimentos contaminados. Cisto é a forma de resistência desses protozoários.


19. (UEL-PR) A seguir são apresentados alguns procedimentos que podem ser adotados na prevenção de certas doenças.

Lavar as mãos antes das refeições e após usar os sanitários.
Conservar sempre as unhas cortadas e limpas.
Manter as instalações sanitárias em boas condições de higiene.
Das protozooses a seguir a única que pode ser evitada por esses procedimentos é a:

a) amebíase.
b) doença de Chagas.
c) leishmaniose.
d) malária.
e) dengue.

Resposta:


Resposta: a
Doença de Chagas, leishmaniose, malária e dengue são transmitidas por insetos. As medidas citadas envolvem a higiene pessoal e a dos alimentos, sendo úteis, portanto, para evitar a amebíase (Entamoeba histolytica) e giardíase (Giardia lamblia).

20. (UFF-RJ) Considere os seguintes meios de transmissão de doenças:

1 - ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas
2 - contaminação através de fezes de inseto em lesões na pele
3 - picada do mosquito palha ou birigui
4 - relações sexuais

As protozooses correspondentes aos meios de transmissão indicados por 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:

a) amebíase, doença de Chagas, leishmaniose e tricomoníase.
b) giardíase, malária, leishmaniose e toxoplasmose.
c) toxoplasmose, doença de Chagas, malária e amebíase.
d) amebíase, toxoplasmose, leishmaniose e giardíase.
e) leishmaniose, malária, doença de Chagas e amebíase.

Resposta:


Resposta: a
A ingestão de cistos eliminados com as fezes humanas pode causar amebíase ou disenteria amebiana (Entamoeba histolytica), giardíase (Giardia lamblia) e balantidíase (Balantidium coli). A contaminação por fezes de insetos infectadas somente ocorre somente na doença de Chagas. Picada do mosquito palha ou birigui Lutzomya sp) pode provocar leishmaniose e calazar. Relações sexuais podem originar doenças sexualmente transmissíveis - a única causada por protozoário - pelo Trichomonas vaginalis - é a tricomoníase.


21. (UERJ)
Por trás de um lindo e peludo gatão pode-se esconder uma doença que gera problemas neurológicos e oculares no bebê se transmitida durante o segundo trimestre da gravidez: a toxoplasmose.

JORNAL DO BRASIL, 8 set. 1996.

Carne de porco ameaça a visão de uma cidade. 86% da população de Erechim estão tendo problemas de cegueira em virtude da toxoplasmose.

O GLOBO, 15 ago. 1993.

A transmissão da doença pode ocorrer através da ingestão de carne crua ou mal cozida, principalmente de aves ou de porco, ou pelo contato direto com as fezes do felino (gato) contaminadas por cistos do agente causador da doença.

Esse agente causador é classificado como:

a) vírus.
b) bactéria.
c) helminto.
d) protozoário.
e) fungo.

Resposta:


Resposta: d
A doença citada é a toxoplasmose, causada pelo protozoário pertencente ao Filo SporozoaToxoplasma gondii.


22. (UFRN) Em Pau dos Ferros e Caicó, municípios norte-rio-grandenses, têm sido detectados casos de cardiomiopatia.
Exames clínicos e laboratoriais indicam que o agente etiológico dessa patologia pode ser o(a)

a) Toxoplasma gondii, veiculado pelas dejeções do inseto transmissor, que é muito freqüente nos telhados das casas.
b) Leishmania donovani inoculada, no ato do hematofagismo, pelo barbeiro, que se esconde em colchões de palha.
c) Trypanosoma cruzi, transmitido pelos excretas do barbeiro, que vive nas frestas das casas de taipa.
d) Plasmodium sp, veiculado pela saliva do inseto transmissor, o qual é muito freqüente nos pêlos dos animais domésticos.
e) Giardia lamblia, veiculado pela ingestão de água contaminada.

Resposta:


Resposta: c
Cardiomiopatia são doenças do coração; das citadas abaixo, a única correta é a doença de Chagas.
Na toxoplasmose, a infestação ocorre através da ingestão de cistos do protozoário e não por insetos; a Leishmania donovani, causa o calazar e a transmissão não é pelo barbeiro, mas pela picada do mosquito Lutzomya sp; oPlasmodium sp, causador da malária, nada tem a haver com os pêlos dos animais domésticos; os cistos de Giardia lamblia são ingeridos na água e em alimentos contaminados, mas a giardíase não causa problemas no coração.

23. (UFES) Em relação à Leishmaniose, é correto afirmar:

a) Municípios que apresentam maior número da casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.
b) O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar.
c) O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.
d) Condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença.
e) Eliminar cães portadores da doença e usar inseticidas nas áreas com focos de anofelinos são medidas profiláticas usuais.

Resposta:


Resposta: b
A leishmaniose cutânea é causada pelo protozoário flagelado Leishmania brazilienses e o calazar, causado pelo protozoário Leishmania donovani, ambos são transmitidos pelo mosquito palha ou Lutzomya. Nas matas esse mosquito encontra reservatórios silvestres que fazem o ciclo da doença e "fornecem" sangue para a sua sobrevivência. Como o desmatamento, reservatórios silvestres como capivara, macaco e gambá fogem, obrigando o mosquito a domiciliar-se para retirar sangue do homem.
24. (UEL-PR) Considere as seguintes medidas profiláticas:

I. colocação de telas em portas e janelas
II. ingestão de frutas e verduras bem lavadas
III. ingestão de água não-contaminada
IV. eliminação do barbeiro transmissor
V. erradicação do mosquito transmissor
VI. saneamento básico

Podem diminuir a incidência da disenteria amebiana causada pela Entamoeba histolytica, somente:

a) I, II e III.
b) I, IV e V.
c) II, III e VI.
d) II, IV e V.
e) IV, V e VI.

Resposta:


Resposta: c
Entamoeba histolytica causa a patologia denominada amebíase ou disenteria amebiana, cuja transmissão ocorre por intermédio da ingestão de cistos do protozoário na água ou em alimentos contaminados. Portanto, as medidas profiláticas I, IV e VI estão ligadas ao cuidado com insetos; essa doença não é transmitida por picada de insetos.
25. (PUC-PR) O ciliado Paramecium caudatum constitui-se de uma só célula alongada e achatada, medindo entre 150 e 300 micrômetros de comprimento, cujo aspecto lembra o formato de uma sola de sapato, e é recoberto por cílios. Analise as afirmações relacionadas ao paramécio e aos protozoários em geral.

I -
Os cílios presentes no paramécio, com função de locomoção, têm origem nos centríolos.
II -
Protozoários como o paramécio apresentam duas membranas, a plasmática e a parede celular.
III -
A regulação osmótica no paramécio é feita por dois vacúolos contráteis, localizados em cada uma de suas extremidades. Esses vacúolos são encontrados em protozoários de água doce.
IV -
A maioria dos ciliados tem vida livre, como o paramécio.
V -
Diversas espécies de protozoário são parasitas, causando doenças em animais e no homem.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II, IV e V.
b) I, III, IV e V.
c) I, II, III e IV.
d) I, II, III e V.
e) II, III, IV e V.

Resposta:


Resposta: b
A afirmativa II está errada pois o protozoário não tem parede celular.

26. (UFPI) Dentre as doenças humanas causadas por protozoários, estão a amebíase e a giardíase. Assinale a alternativa que mostra aspectos comuns a essas duas enfermidades.

a) Têm como forma de contágio o uso de objetos contaminados com fezes do barbeiro.
b) São causadas por protozoários do gênero Entamoeba.
c) Causam ulcerações graves da pele, principalmente no rosto, nos braços e nas pernas.
d) Requerem como medida preventiva evitar o uso direto de sanitários públicos.
e) Apresentam como sintomas diarréias e contaminação através da ingestão de cistos na água ou em alimentos contaminados.

Resposta:


Resposta: e
A amebíase á causada pela Entamoeba histolytica e a giardíase, pela Giardia lamblia. A contaminação das duas patologias se dá pela ingestão de cistos na água ou em alimentos contaminados. Babeiro é o transmissor da doença de Chagas. A giardíase não é causada por protozoário do gênero Entamoeba - A doença causada por protozoário que causa lesões na pele é a leishmaniose. O uso de sanitários públicos limpos e os cuidados pessoais de higiene não oferecem riscos para essas patologias.

27. (PUC-MG) A figura a seguir representa o protozoário ciliado de vida livre do gênero Paramecium com indicação de algumas de suas estruturas.

Leia com atenção as afirmações a seguir.

I -
Esse protozoário apresenta nutrição heterótrofa com digestão intracelular.
II -
A maioria dos protozoários é unicelular, e o grupo dos ciliados, tipicamente parasita de animais e plantas.
III -
Seus vacúolos contráteis trabalham para manter o animal isotônico em relação ao meio externo.
IV -
Os vacúolos digestivos se formam pela união de lisossomos com fagossomos.
V -
A reprodução sexuada é possível por conjugação em alguns protozoários ciliados.

São afirmações corretas:

a) I, IV e V apenas.
b) I, III e IV apenas.
c) II, III e V apenas.
d) I, II, III e IV.
e) I e IV apenas

Resposta:


Resposta: a
II - Todos os protozoários são unicelulares e a maioria dos ciliados possui vida livre. O único ciliado parasita é oBalantidium coli, causador da balantidíase.
III - O vacúolo pulsátil tem função de eliminar o excesso de água que entra no protozoário, para que este não venha a explodir, e não para manter a regulação osmótica.


28. (UFPel-RS) Com relação às doenças causadas no homem por protozoários, é incorreto afirmar:

a. A tricomoniase é causada por um protozoário flagelado que pode ser transmitido através do contato sexual com portadores desse flagelado.
b. A leishmaniose cutânea ou úlcera de Bauru, causada por um protozoário ciliado, é transmitida através da picada do mosquito-palha do gênero Anopheles.
c. A giardíase, causada por um protozoário flagelado, é transmitida através da ingestão de alimentos ou de água contaminados com cistos do protozoário.
d. A malária, causada por um protozoário esporozoário, é transmitida através da picada do mosquito-prego.
e. A toxoplasmose, causada por um protozoário esporozoário, pode ser transmitida através da ingestão de cistos do parasita, eliminados com as fezes do gato.

Resposta:


Resposta: b
A leishmaniose cutânea, causada pelo protozoário flagelado Leishmania braziliensis, é transmitida pela picada do mosquito palha, birigui, corcundinha, flebótomos ou Lutzomya sp. O mosquito Anopheles sp é o transmissor da malária.


29. (PUC-PR) Os trechos a seguir, indicados por I e II, foram extraídos da Folha de S. Paulo.

I. EPIDEMIOLOGIA
Aves podem trazer gripe do frango para a Europa.
"É inevitável que aves migratórias tragam a gripe do frango para a Europa", disse ontem um dos principais veterinários do Reino Unido. Segundo Bob McCracken, da Associação Veterinária Britânica, "os pássaros [asiáticos] que têm rotas migratórias para a Europa vão infectar aves domésticas e selvagens".
(25 ago. 2005)

II. EXTRATO VEGETAL ATACA LEISHMANIOSE
Uma planta utilizada pela medicina popular pode se tornar a mais nova arma contra a leishmaniose tegumentar, uma das doenças parasitárias mais aterrorizantes a afetar o Brasil e outros países pobres do planeta. O extrato do vegetal, conhecido como saião (Kalanchoe pinnata), estimula o sistema de defesa do organismo a combater o causador da doença.
(24 set. 2005)
É correto dizer que em

a) I e II são mencionadas doenças sexualmente transmissíveis.
b) II certas células de defesa são estimuladas e destroem o vírus causador da leishmaniose.
c) I e II são mencionadas doenças causadas por bactérias.
d) I a doença mencionada é causada por vírus e, em II, por protozoário.
e) I e II são mencionadas doenças cuja transmissão se dá pelo ar ou por meio de objetos contaminados.

Resposta:


Resposta: d
A gripe aviária é causada pelo vírus H5N1, enquanto a leishmaniose tegumentar ou cutânea, pelo protozoárioLeishmania braziliensis. Não são doenças sexualmente transmissíveis e sua transmissão não ocorre por meio de objetos contaminados.

30. (PUC-PR) Determinado parasita causador de doenças na espécie humana aloja-se na glândula salivar do hospedeiro transmissor. A seguir, no ciclo de transmissão da doença para o homem, o parasita invade a corrente sangüínea, depois o fígado, onde se multiplica, atingindo novamente a corrente sangüínea.
O parasita, o hospedeiro transmissor e a doença são, respectivamente:

É correto o que se afirma apenas em:

a) Plasmodium vivax - Anopheles - malária
b) Trypanosoma cruzi - Triatoma infestans - doença de Chagas
c) Giardia lamblia Culex fatigans - giardiase
d) Trypanosoma gambiensis Glossina palpalis - doença do sono
e) Leishmania brasiliensis - Lutzomya - Leishmaniose

Resposta:

Resposta: a
A doença citada é a malária, causada pelos protozoários do gênero Plasmodium, transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles.

31. (Mack-SP) Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Das alternativas abaixo, identifique aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente relacionados.

a) Leishmania brasiliensis, contato com a água, leishmaniose.
b) Entamoeba histolytica, contato com água, amarelão.
c) Trypanosoma cruzi, barbeiro, doença de Chagas.
d) Plasmodium vivax, barbeiro, malária.
e) Plasmodium falciparum, mosquito prego, doença de Chagas.

Resposta:


Resposta: c
A leishmaniose é transmitida por picada de inseto; a Entamoeba histolytica causa a amebíase ou disenteria amebiana;Plasmodium sp causa malária e não doença de Chagas.


32. (PUC) A leishmaniose visceral - também chamada de febre dum-dum ou calazar ("febre negra") - é uma parasitose transmitida por insetos pertencentes ao gênero Lutzomya, conhecido popularmente como flebótomos. (...)
Se não for tratada, a leishmaniose visceral quase sempre mata. Apesar de aparentemente terrível, a doença tem incidência muito menor do que a malária, sendo, portanto, muito mais fácil distribuir um medicamento recém-aprovado contra ela.
Na Índia, uma nova droga antiparasita foi utilizada num ensaio clínico com 670 pacientes. O parasita causador da doença tornara-se resistente aos medicamentos disponíveis, compostos baseados no antimônio.
SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL, n. 27, ago. 2004, (Adaptado)

Utilizando informações contidas no texto e seus conhecimentos sobre parasitoses e evolução, um estudante fez três afirmações:

- O agente etiológico da leishmaniose é o mesmo que causa a malária.
II - O agente transmissor da leishmaniose é um mosquito.
III - O antimônio provocou mutações no parasita da leishmaniose, tornando-o resistente a certos medicamentos.

Pode-se considerar

a) apenas I verdadeira
b) apenas II verdadeira
c) apenas I e III verdadeiras
d) apenas II e III verdadeiras
e) I, II, e III verdadeiras.

Resposta:


Resposta: b
Apenas a afirmativa II está correta: o agente transmissor da leishmaniose é um mosquito (Lutzomya). O agente etiológico ou causador da leishmaniose e da malária são diferentes.
Medicamentos contendo antimônio apenas selecionam os protozoários, não provocando mutações.


33. (Ufop-MG) A maioria das endemias brasileiras pode ser controlada com algumas intervenções em áreas de ocorrência. No caso da doença de Chagas, o procedimento mais eficaz para reduzir sua incidência será:

a) construir redes de esgotos e tratá-los adequadamente.
b) facilitar o acesso aos serviços médicos.
c) melhorar as condições de habitação rural.
d) melhorar as condições de trabalho e lazer.
e) tomar mais cuidado na higiene dos alimentos.

Resposta:


Resposta: c
A principal medida profilática para evitar a doença de Chagas é a melhoria das condições de habitação, dificultando assim a presença do barbeiro.

34. (Mack-SP) Recentemente, em alguns restaurantes, foram coletadas amostras de alface, rúcula e maionese, nas quais se verificou a presença dos parasitas Entamoeba, Giardia e Trichomonas. Os dois primeiros são causadores de distúrbios gástricos e o último é responsável por infecções vaginais e uretrais. A respeito desses parasitas, a correto afirmar que:

a) são todos protozoários pertencentes ao Filo Mastigophora (flagelados).
b) são todos protozoários pertencentes ao Filo Sarcodinea.
c) são todos protozoários pertencentes ao Filo Ciliophora (ciliados).
d) são protozoários pertencentes aos filos Sarcodinea e Mastigophora.
e) dois são protozoários do Filo Sarcodinea e o outro é bactéria.

Resposta:


Resposta: d
O protozoário Entamoeba sp pertence ao Filo Sarcodinea. Os protozoários Giardia sp e Trichomonas sp pertencem ambos ao Filo Mastigophora.

35. (FIC/Unaes-SP) Compare um protozoário - por exemplo, um paramécio - com uma célula epidérmica de metazoário (animal multicelular) quanto à complexidade, ao número de organelas e à especialização, ou seja, o quanto é capaz de desempenhar uma função específica. A relação correta é que a célula do:

a) protozoário é menos complexa, possui menos organelas e é menos especializada que a do metazoário.
b) protozoário é mais complexa e possui mais organelas, porém é menos especializada que a do metazoário.
c) protozoário é mais complexa, possui menos organelas e é mais especializada do que a do metazoário.
d) metazoário é mais complexa, porém possui menos organelas e é menos especializada que a do protozoário.
e) metazoário é mais complexa e possui mais organelas, porém é menos especializada que a do protozoário.

Resposta:


Resposta: b
O protozoário é mais complexo por possuir mais organelas, como, por exemplo, vacúolos pulsáteis e cílios, que lhe permitem desempenhar todas as funções de um organismo autônomo. A célula epidérmica, por sua vez, desempenha função mais restrita e especifica que a célula do protozoário, sendo considerada, portanto, mais especializada.
36. (PUC- PR) Assinale a opção que indica as funções da placenta humana.

a) permitir fluxo direto de sangue do filho para a mãe, que é responsável pela eliminação de gás carbônico e excretas fetais.
b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto.
c) permitir o fluxo direto do sangue entre mãe e filho, bem como a eliminação dos excretas dissolvidos.
d) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto.
e) permitir a troca de gases e nutrientes e a eliminação dos excretas fetais dissolvidos.

Resposta:


Resposta: e
Não há contato ou fluxo direto entre o sangue do filho para a mãe e vice-versa. A placenta não sintetiza leucócitos nem hemácias.


37. (PUC-PR) Analise as afirmações relacionas ao estudo dos anexos embrionários:
I -
O saco vitelínico nos mamíferos tem função de formar células sangüíneas.
II -
O âmnio não está presente nos embriões dos peixes.
III -
O alantóide, no embrião dos répteis e das aves, armazena excretas nitrogenados e participa de trocas gasosas.
IV -
A placenta não está presente nos embriões de todos os mamíferos.

Está correta ou estão corretas:

a) apenas III e IV.
b) apenas I.
c) apenas II.
d) apenas I e II.
e) todas.

Resposta:


Resposta: e
O saco vitelínico do embrião dos mamíferos é atrofiado e tem função hematopoiética - formar células sangüíneas. Os mamíferos da ordem dos monotremados não formam placenta.

38. (UFTPR) Durante todo o seu processo de formação, o embrião dos vertebrados faz-se acompanhar de uma série de anexos que não farão parte do seu corpo após o nascimento. Sobre esses anexos, é incorreto afirmar:

a) Âmnio é uma estrutura membranosa que forma uma grande bolsa contendo o líquido amniótico que protege o embrião contra infecções e traumas.
b) O alantóide se desenvolve muito nos répteis e aves, apresentando função respiratória, de excreção e de transporte de cálcio da casca ao embrião.
c) A placenta é típica dos mamíferos, com exceção do ornitorrinco e da équidna, que não formam placenta bem definida.
d) O cório é um anexo observado em animais ovíparos e vivíparos.
e) A vesícula vitelínica, que tem função de armazenar substâncias nutritivas para o desenvolvimento do embrião, é encontrada apenas nos peixes, anfíbios e répteis.

Resposta:


Resposta: e
A vesícula vitelínica é encontrada nos embriões de peixes, répteis, aves e mamíferos. Nos anfíbios, não é típica, na forma de saco, pois o vitelo encontra-se dentro de células. Portanto, anfíbios não possuem saco vitelínico.

39. (UEM-PR) O filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) foi um dos primeiros a se interessar pelo desenvolvimento embrionário dos animais. Desde Aristóteles até os dias atuais, muito se avançou na compreensão do tema. Nesse contexto, é correto afirmar:

a) O blastóporo, abertura do arquêntero, origina a boca dos cordados.
b) Os três folhetos germinativos recebem os nomes de blástula, gástrula e mórula.
c) Por serem vivíparos, os mamíferos não apresentam saco vitelínico.
d) Organogênese é a fase em que se diferenciam os diversos tecidos e órgãos que comporão o organismo.
e) Aves, répteis e peixes caracterizam-se por ovos do tipo heterolécitos.

Resposta:


Resposta: d
O blastóporo origina o ânus nos cordados. Os três folhetos embrionários são ectoderme, endoderme e mesoderme. Os mamíferos possuem saco vitelínico. Aves, répteis e peixes possuem ovos do tipo telolécito completo. A organogênese é a fase em que ocorre a formação de órgãos e tecidos.

40. (Fatec-SP) A doença de Chagas é considerada uma grande endemia brasileira. Sua transmissão ocorre:

a) através da picada do inseto barbeiro.
b) através das fezes do inseto barbeiro.
c) através da picada do mosquito Culex.
d) através da picada do mosquito Aedes aegypti.
e) através das fezes do mosquito Culex.

Resposta:


Resposta: b
A transmissão da doença de Chagas não ocorre atravéz da picada do inseto barbeiro, mas pelas fezes do inseto contaminadas com o protozoário Trypanosoma cruzi. O mosquito Culex sp transmite a elefantíase, causada peloWuchereria bacrofti. O Aedes aegypti é transmissor das viroses dengue e febre amarela.

Nenhum comentário: