quarta-feira, 20 de junho de 2012

Artrópodes II

01. (FUVEST)

a) Dê duas características comuns aos crustáceos, insetos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos.

Sugestão de Resposta: 





02. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos.


Sugestão de Resposta: 





03. (FGV-SP) - No aniversário de uma cidade à beira-mar, um restaurante promoveu um "Festival de Crustáceos": lagosta, camarão, ostra e mexilhão.
Quais desses animais não deveriam estar incluídos no cardápio? Por quê?

Sugestão de Resposta: 





04. (UNESP) Insetos e crustáceos pertencem ao filo Arthropoda. Descreva três características que os diferenciam.

Sugestão de Resposta: 





05. (UNESP) - O camarão e a abelha são animais pertencentes ao mesmo filo, embora separados em classes distintas. Cite:

a) duas características que permitam agrupá-los no mesmo filo;
b) duas características que os separam em classes distintas.


Sugestão de Resposta: 





06. (FUVEST) Observe o animal desenhado.

a) A que filo e classe ele pertence?
b) Cite duas características, visíveis no desenho, que o distinguem de um inseto.

Sugestão de Resposta: 





07. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.

a) A que classe pertencem os animais citados?
b) Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos?

Sugestão de Resposta: 




08. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:

I - aranha e besouro.
II - barata e escorpião.
III - caranguejo e siri.

O professor disse que a classificação estava errada.

a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.
b) Cite uma característica externa exclusiva de cada grupo que você formou.

Sugestão de Resposta: 





09. (UNICAMP) O carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) pode transmitir ao homem a febre maculosa, uma grave enfermidade causada pela Bactéria Rickettsia rickettsii. Esse ácaro tem como hospedeiros preferenciais os eqüinos, mas também ataca bovinos, cães, capivaras e outros animais, além do homem. Nos últimos anos, por falta de predadores naturais, o número de capivaras vem aumentando em algumas áreas urbanas do interior do Estado de São Paulo e com esse aumento casos de febre maculosa tem ocorrido. Folhetos distribuídos pelos órgãos de saúde recomendam evitar o contato com a grama e o mato de locais com presença de capivaras, pois as larvas e ninfas do carrapato ficam nas folhas e acabam se prendendo a pele humana. Ao sugar o sangue, o carrapato transmite a Rickettsia.Os folhetos informam ainda que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.

a) Explique por que a febre maculosa não é transmitida de uma pessoa para outra.
b) Os carrapatos são artrópodes que pertencem à mesma classe das aranhas. Explique por que os carrapatos estão incluídos nessa classe e não entre os insetos ou crustáceos, indicando duas características morfológicas exclusivas do seu grupo.
c) A capivara é o maior roedor conhecido. Explique como pode ser diferenciado morfologicamente um roedor de um carnívoro.

Sugestão de Resposta: 





10. (UNICAMP) Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Cite a classe a que esse animal pertence e o aspecto morfológico discordante em relação às características gerais dessa classe. Sugira uma possível causa para tal discordância.

Sugestão de Resposta: 





11. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas.

a) A que classes pertencem à pulga e o carrapato?
b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal.


Sugestão de Resposta: 





12. (UFV) Considere uma coleção de Arthropoda incluindo organismos das classes: Crustacea, Insecta, Arachnida, Diplopoda e Chilopoda.

a) Diferencie os Insecta e os Arachnida dessa coleção, utilizando uma característica externa exclusiva de cada classe.
b) Cite duas vantagens do exoesqueleto presente nos artrópodes terrestres.
c) Represente graficamente o crescimento de um artrópode qualquer, até a idade adulta, colocando no eixo da ordenada o tamanho do corpo e na abcissa o tempo.

Sugestão de Resposta: 





13. (UFLAVRAS) Citar:

a) As estruturas utilizadas nas trocas gasosas, nos seguintes grupos:
Insetos, Aracnídeos e Crustáceos.

b) Duas características exclusivas de artrópodes comuns às classes desse filo.

Sugestão de Resposta: 




14. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca.

a) Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes.
b) Os invertebrados relacionados percebem os estímulos luminosos por meio de diferentes tipos de órgãos visuais; dentre eles, descreva o ocelo e o olho composto.

Sugestão de Resposta: 





15. (UFRRJ) "... tropeço em uma pedra e observo uma cavidade descoberta com uma aranha imensa de pelo vermelho me olha fixamente, imóvel, grande como um caranguejo...".

Um besouro dourado me lança sua emanação mefítica, enquanto desaparece como um relâmpago seu radiante arco-íris..."
Pablo Neruda

No trecho acima são citados alguns animais. Responda:

a) a que filo pertencem esses animais?
b) Cite a classe a que pertence cada um desses animais, dando duas características que permitiram chegar a essa conclusão.


Sugestão de Resposta: 





16. (UFES) - A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema.

a) Caracterize morfologicamente os ácaros.
b) Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia para evitar o contato com os ácaros?
c) Por que as pessoas que moram em regiões secas são menos atacadas por esse tipo de alergia?


Sugestão de Resposta: 





17. (UFRJ) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça.

Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa.

Sugestão de Resposta: 





18. (UFPR) Os artrópodes representam um dos grupos zoológicos com maior número de espécies, vivendo nos mais diferentes hábitats.

a) Discorra sobre três aspectos biológicos desse grupo que permitiram seu grande sucesso evolutivo.
b) Cite dois exemplos de animais artrópodes para cada aspecto biológico abordado na resposta anterior.

Sugestão de Resposta: 

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